Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

URGENTE - Fêmea Estranha - ovo entalado?

Compartilhe
    erisson

URGENTE - Fêmea Estranha - ovo entalado?

Mensagem  erisson em Qua Mar 28, 2012 2:33 pm

pessoal
    ajuda urgente!!!

tenho uma periquita aqui (a mesma do meu avatar) que tem pouco mais de dois anos. Ela tava há uns dois meses junto com um macho lutino. No maior namoro os dois. Ela dormia no ninho todo dia e estava se dando bem. O problema é que obntem eu reparei que ela estava com as fezes líquidas. saindo bem pouco e ela parou de ficar no ninho. Ela ficou no poleiro, meio quieta, quase não se mexe, comendo pouco...ela tá abatida e notei que a oveira dela está meio baixa...mas não sei se isso é ovo entalado?

Seria ovo entalado? O ânus dela parece bem normal, só mesmo a barriguinha que tá ligeiramente inchada e ela tá com comportamento estranho. O que eu faço?

abs
    Eliseu Patrizi

Re: URGENTE - Fêmea Estranha - ovo entalado?

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qua Mar 28, 2012 2:53 pm

Erisson, qdo tem ovo só com o toque do dedo na cloaca vc percebe o ovo duro. Se o local tiver mole significa q não tem ovo, e q ela pode tá com problema e não deve mais ser usada para por ovos. Aqui de vez em qdo acontece, e qdo eu apalpo com o dedo na regiaão da cloaca perto do anus e vejo q não tem nada, tiro logo o ninho para ela desinchar a cloaca, dou junto um antitóxico e avitrim antibiótico, umas 3 gotas duas vezes ao dia. Já salvei algumas assim e não usei mais p reproduzir. Infelizmente algumas acabaram morrendo. Por outro lado qdo tá com ovo entalado e eu tenho certeza pois já passou do dia, eu com cuidado, usando as pontas do dedos polegar e indicador, encontra a parte de trás do ovo e venho trazendo p fora com muito cuidado. Mas eu acredito q no seu caso ai é mais o primeiro aspecto, pois qdo a fêmea fica com ovo entalado, ela costuma ficar fazendo força p expulsar.
    erisson

Mensagem  erisson em Qua Mar 28, 2012 5:57 pm

eliseu

infelizmente ela morreu. levei no veterinário, ele tentou salvar, mas ela morreu
    ele fez uma autópsia e descobriu que o ovo formou-se dentro dela, sem ´casca e rompeu...tomando parte do abdomen.

ele disse que é muito raro salvar a ave quando ocorre isso.
    uma pena!
    tô bem triste!
    abs
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 29, 2012 11:26 am

Algo parecido ocorreu ontem com uma opalino minha, ela tinha posto dois ovos, de repente percebi ela triste ficando no fundo do viveiro, tbm não teve jeito, ela hoje amanheceu morta, ela era muito bonita e diferente, era um tom de verde água. É uma pena qdo isso acontece, e nem sempre dá p se fazer alguma coisa. Bola p frente.
    erisson

Mensagem  erisson em Qui Mar 29, 2012 11:48 am

é realmente uma pena.

o veterinário me disse que algumas fêmeas, realmente, tem problemas para botar é que quando isso ocorre ela deve ser descartada da reprodução (caso ela sobreviva né?)

bom, uma pena pois era uma fêmea linda, na qual paguei 100 reais e de quem esperava muito. Mas acontece mesmo.

em tempo, fica uma DICA. O veterinário me disse para tomar cuidado com polivitaminicos e tb tomar cuidado com o Avitrin Reprodução. Ele disse que animais bem alimentados e saudáveis, caso recebam suplementação em excesso, podem desenvolver doenças, entre elas a má formação dos ovos e, principalmente, aumento exagerado do fígado, que acaba pressionando o oviduto e prejudicando a ave.

abs
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 29, 2012 12:16 pm

Legal essas informações Erisson, vem a confirmar algumas preocupações q foram comentadas aqui no forum.
    kku71

Mensagem  kku71 em Sab Mar 31, 2012 9:36 pm

Colega,
    nesse link ai ha uma boa resposta para sua dúvida postada aqui mesmo por julio em outra mensagem.

http://forum.vidadeperiquito.com.br/t247-ovo-entalado

Para mim foi muito esclarecedor, espero que lhe ajude também!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Ago 20, 2017 12:14 am