Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Dúvidas cintilante.

Compartilhe
    Eliseu Patrizi

Dúvidas cintilante.

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qua Mar 28, 2012 12:32 pm

O meu cintilante ADA teve 5 filhotinhos com uma celeste asa cinza, dessa vez nenhum saiu cintilante. Qdo eu casei ele com uma opalino, os dois filhotes q nasceram vieram cintilantes. A dúvida é, com uma opalino tenho maiores chances de trazer cintilante do q com uma fêmea normal?
    nariella 1

Re: Dúvidas cintilante.

Mensagem  nariella 1 em Qua Mar 28, 2012 12:52 pm

não o cintilante é dominante e o opalino nao interfere em nada, so detalhe o cintilante opalino tem as marcaçoes cintilantes bem mais fracas pelo menos nas duas femeas que nasceram aqui foi assim agora se é regra eu nao sei! pode ter nascido e talvez possa ter acontecido a mesma coisa que aqui e tu nao ter percebido

nao sei se consegue reparar nessa imagem
    Henrique Barros

Mensagem  Henrique Barros em Qua Mar 28, 2012 6:34 pm

Nariella , acho que é uma regra sim , porque todos os cintilantes opalinos que eu tenho tem a asa muito mal marcada , as vezes nem parece que são cintilantes !
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 29, 2012 11:43 am

Pessoal mas o q eu queria entender é o seguinte, o opalino não é uma mutação dominante e ligada ao sexo, certo? Então será q um cintilante por ser dominante não prevalece no opalino trazendo mais filhotes cintilantes? Volto a chamar a atenção p o q aconteceu, com uma opalino, nos dois únicos ovos q nasceram os dois eram cintilante, já com a asa cinza, os cincos filhotes q nasceram são normais, nenhum cintilante. Estou pensando em casar ele de novo com outra opalino. Mesmo com pouca marcação nos cintilantes opalinos, da p ver q são cintilantes.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Mar 29, 2012 11:53 am

não isso nao tem nada a ver a unica coisa fora a coloraçao das asas isso se a ave for opalina o que vai acontecer é que os filhotes que sairem machos serão portadores de opalino
    fora isso nem uma alteraçao o que acontece que por ser um dominante e roleta pode sair ou mas nada a ver por ter sido com uma femea opalina ou nao
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 29, 2012 11:56 am

Estou frustrado com essa ninhada. Achei q pelo menos uns dois iam sair cintilante.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Mar 29, 2012 11:58 am

infelizmente os dominantes sao assim tenho um ada gold aqui que duas ninhadas dele forma uma com dois golds e a outra com 4 normais e agora 1 gold só
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 29, 2012 12:29 pm

Isso q aconteceu com vc me fez lembrar o q aconteceu com a irmã albina do AD, ela reproduziu mais rápido q ele. Casei ela com um Ar verde claro, na primeira ninhada vieram 3 filhotes, 2 Ars e 1 normal. Pensei até em devolvê-la achando q ela não portava a mutação AD igual ao irmão, mas resolvi deixar ela ter mais uma postura, vieram 4 filhotes, daí a surpresa, 2 normais, 1 Ar e 1 AD. A questão é, para ela ter trazido um AD, é pq por baixo do albino ela é um AD/Ar, mesmo assim para 7 filhotes ao todo, ela só trouxe 1 AD, para uma mutação dominante foi pouco a porcentagem. lol! lol! lol! Foi meu filho Daniel de 6 anos q pois os bonequinhos, será q tem haver com o assunto?
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Mar 29, 2012 12:55 pm

lol! quer dizer que é muito legal rssss! pois é e relativo as vezes vem as vezes não fazer o que o negocio e ir tentando rssss
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Mar 31, 2012 12:25 am

É verdade, foi nessa de ir tentando q na segunda ninhada descobri q ela traz AD, se eu tivesse desistido na primeira não saberia. Então o bonequinho q meu filho escolheu tá certo, foi mto legal conseguir um AD com ela. Assim q o filhotinho dela AD ficar mais empenado posto uma foto dele. Tou até com esperança de em alguma ninhada dela trazer um cop, pois se ela tbm teve filhotes ARs, é pq ela é uma AD/Ar. Nessa brincadeira já tou com dois filhotes AD, um do macho verde claro e um dela.Do verde claro com a Ar azul estão chocando 6 ovos da segunda postura, todos estão escuros, tomará q nasçam os 6 para se ter mais chance de opções. Estou otimista q irão nascer todos, a formação dos ovos estão boa, e como diminui o calor é melhor p nascerem. E a segunda fêmea q tá no gaiolão com ele, a Ar verde, provavelmente vai por seu primeiro ovo já amanhã. Enquanto Ar azul choca ele tá cruzando com a Ar verde. Ele ainda não deu p saber se é um AD/Ar pq só nasceram dois filhotes até agora, um AD e um lutino, mas acredito q ele tbm seja um AD/Ar igual a irmã albino. E o jeito é ir tentando com o cintilante tbm!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Abr 02, 2012 3:15 pm

Como vc disse Nariela, esses dominantes são uma roleta russa, ao passo q meu cintilante não trouxe nenhum cintilante com a fêmea dele, numa pulada de cerca ele acertou. Hj vendo os filhotes nos ninhos na colônia, achei num ninho um cintilante ADA verde, pelo menos não saiu no zero. Quem sabe nos outros filhotes dos outros ninhos q ainda vão empenar, não aparece mais um. lol! lol! lol! Hj fui eu quem colocou o smiley.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Ter Abr 03, 2012 11:13 am

otimo eliseu viu nao foi uma rodada perdida

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Qua Abr 04, 2012 5:59 pm

Pessoal opalino não influencia nada em fazer nascer filhotes cintilantes ou não. Cintilantes são codominantes e normalmente mantém 50% dos filhotes cint e 50% não.(é sorte)
    Os filhotes machos serão todos portadores de opalinos se a mãe for opalina e o cintilante pai não for.
    Caso o pai seja opalino e a mãe não, então teremos filhas opalinas e filhos portadores de opalino.
    Sê os dois forem opalinos ou a mãe ser e o pai for portador, então teremos filhotes machos e fêmeas opalinos (cintilantes, ADA, AD,etc, ou não). Esta é a regra e não interfere em nada.
    Lutinos opalinos mantém algumas penas mescladas em amarelo normal e mais escuros, por isso alguns lutinos ouro e outros claros.(é bom misturar opalinos com lutinos)
    Os opalinos são sexo ligado e esta é a regra,só isso.

Quanto aos cintilantes, existem os bem marcados e os mal marcados, e como sempre os bem marcados são mais difíceis de se conseguir.
    Diz a lenda (Jo Mannes) que sempre devemos acasalar um cintilante com um normal filho de cintilante, isto nos trará cintilantes mais marcados....vamos testar..? Um abraço a todos que abrilhantam este forum com suas participações e experiencias..
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qua Abr 04, 2012 7:41 pm

vamos sim rsss a principio como disse tive a experiencia de duas cintilantes sairem opalinas e sairem mal marcadas ao contrario dos irmaos machos delas que sao marcados mas
    mas como disse nao sei se e regra ms essa dica do julio vou tentar fazer sim vamos ver no que da mas ainda vou ter que esperar os bebes crescerem
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qua Abr 04, 2012 8:46 pm

Tem os melânicos tbm, será q é com a mesma experiência q se consegue? Ou é apenas uma questão de excesso de melanina?

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Set 25, 2017 5:44 am