Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Periquito macho morto e outras informações

Compartilhe
    yurisilva

Periquito macho morto e outras informações

Mensagem  yurisilva em Qui Mar 15, 2012 9:05 pm

Pessoal,
    gostaria de saber se é normal a fêmea matar o macho logo após a reprodução (primeira ninhada de ambos, saíram 8 ovos, apenas 2 vingaram), os filhotes estavam com cerca de duas semanas quando isso aconteceu. Estarei mandando algumas imagens do macho morto para vcs confirmarem se foi a fêmea que fez isso mesmo.
    Sei que não estou no local correto mas gostaria de que vcs aproveitassem e identificassem para mim as cores do pai, da mãe e dos filhotes (ainda não passaram pela muda, mas só para ter uma ideia).

MACHO MORTO

FILHOTES

FÊMEA

queroumperiquito

Re: Periquito macho morto e outras informações

Mensagem  queroumperiquito em Qui Mar 15, 2012 9:21 pm

nossa não é normal nao, mas acho q foi um rato que fez isso, ele era um ar opalino cinza ela uma opalino verde claro e os filhotes opalinos verde cinza
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 15, 2012 9:31 pm

Yuri realmente como disse o queroumperiquito é muito estranho. Eu já penso na possibilidade dele ter morrido sozinho e ela ter comido partes da face dele, como o bico e etc. Isso acontece pq os quitos precisam de proteína animal. Aqui quando morre um, alguns fazem isso. Mas fica tranquilo, ela cria os filhotes sozinha, não ponha outro macho com ela, primeiro deixa os filhotinhos crescerem e ficarem independentes e comendo sozinhos.
    yurisilva

Mensagem  yurisilva em Qui Mar 15, 2012 10:01 pm

Eliseu, estou esperando ela terminar de criar o filhote para separa-los e colocar outro macho, vou remover o ninho e esperar um tempo para colocar novamente e ela reproduzir. Tenho outras duas dúvidas, quanto tempo devo esperar para ela poder reproduzir novamente, e não é estranho que apenas dois ovos de oito tenham nascido. Esqueci de falar no post anterior que eles tinham começado a brigar, e um dia antes quando fui limpar o ninho, eu quebrei um ovo que estava com um em embrião morto dentro, será que isso pode ter influenciado o acontecimento?

queroumperiquito, creio que não foi um rato pq a gaiola está muito acima do chão e pendurada numa trave, acho difícil ele chegar até lá. Acredito a fêmea tenha o matado, ou comido seu corpo, como disse Eliseu, pq a ave morto estava muito parecida com imagens que vi de filhotes que haviam sido atacados pela mãe.

À ambos, obrigado pela resposta rápida.

PS.: Nos últimos dias, o filhote mais velho não deixa a mãe dentro do ninho, ele a expulsa. Quando está com fome aparece na entrada do ninho se alimenta, e entra para alimentar o irmão, isso é normal?
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 15, 2012 10:17 pm

É normal sim, alguns filhotes são mais afoitos e a mãe prefere ficar fora indo só alimentar. Não acredito q ela tenha matado o macho, normalmente quando ocorre briga, um dos dois fica bem ferido mais vivo, vc escutaria gritarias, ele ele tbm teria agredido a fêmea p se defender. Deve ter morrido de forma natural, isso acontece, e ela comeu parte da face dele. Quanto ao tempo para ela reproduzir de novo, depende de quantas ninhadas ela tirou, se essa é a primeira, então vc pode deixar ela tirar mais uma com outro macho depois. A criadores q deixam tirar 3 ninhadas e descansam a fêmea por 2 meses. Outros tiram 3 ninhadas por ano.
    yurisilva

Mensagem  yurisilva em Qui Mar 15, 2012 10:21 pm

Eliseu, desculpe mas não entendi, devo tirar as ninhadas em sequencia e depois espero dois meses, ou espero dois meses entre cada ninhada?
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Mar 15, 2012 10:34 pm

Eu tiro em sequência, depois tiro o ninho e deixo o casal descansar, fazer muda, se alimentar para ficarem novamente fortes e etc.
    queroumperiquito

Mensagem  queroumperiquito em Qui Mar 15, 2012 10:40 pm

tira 3 seguidas depois deixa descansar 2 meses, é bom deixar o espaço de uma semana entre cada ninhada para a femea se recuperar um pouco
    yurisilva

Mensagem  yurisilva em Qui Mar 15, 2012 10:44 pm

Só mais uma pergunta, os filhotes podem começar a reproduzir a partir de quantos meses?
    queroumperiquito

Mensagem  queroumperiquito em Qui Mar 15, 2012 11:13 pm

apartir dos 7 meses, antes disso as femeas podem ficar com ovos entalados e ate morrer e os machos nao galar os ovos
    erisson

Mensagem  erisson em Sex Mar 16, 2012 6:53 pm

os filhotes são lindos
    só uma opinião: tem femeas que realmente matam os machos, pois querem acasalar e enxergam o parceiro como um intruso. Mas eles teriam gritados, se batido, vc veria sangue na gaiola...ela não mataria ele tão fácil assim.

abs
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sex Mar 16, 2012 8:44 pm

sim é bem possivel que tenha sido a femea é mais comum ela fazer isso com os filhotes mas ja ouvi casos de fazer com os machos elas querem iniciar nova postura e vem o outro como um invasor do seu ninho por isso é aconselhado tirar a femea e deixar somente o macho terminar a criaçao dos bebes. com certeza isso é serviço dela e nao de um rato elas e que tiram a cabeça um rato teria atacado pela grade no maximo teria conseguido pegar os pes de um quito adulto e se tivesse pego comeria quase todo e nao so o tampinho da cabeça como elas normalmente fazem com os filhotes

Priscila Matos

Mensagem  Priscila Matos em Ter Abr 23, 2013 2:17 pm

Acabei de pegar a fêmea de periquito matando o macho, comeu a carinha dele todo, pq isso?

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Set 22, 2017 6:21 pm