Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Uma novidade?

Compartilhe
    Eliseu Patrizi

Uma novidade?

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Mar 09, 2012 10:10 pm

Hoje recolhendo meus filhotes no viveiro, encontrei esse carinha diferente. Ele é um normal, mas tem as asas de um arlequim. Não é um AD pq além de não ter as marcações de um AD, nessa colônia não tem AD. Para mim ele é um normal, q nasceu com arlequim nas asas. Inclusive as penas brancas nas asas lembram mais a de um ar, pois tem um efeito esfumaçado. A cauda dele minha cachorrinha se encarregou de arrancar pela tela do viveiro, quando crescer posto foto dele completo. Mesmo assim dá para perceber, q quando ele está de asas fechadas, parece um quito normal. Nunca nasceu um igual a esse aqui, será uma novidade? O q acham?

nariella 1

Re: Uma novidade?

Mensagem  nariella 1 em Sab Mar 10, 2012 12:20 pm

a meu ver é um normal aqui as vezes aparece alugum com as penas das asas descoloridas mas é somente um pena assim nunca tinha visto mas mutaçao conhecida nao é
    erisson

Mensagem  erisson em Sab Mar 10, 2012 12:57 pm

tb acho que é um normal...
    e ele ficou só um toquinho sem rabo...hahaha...que bunitinho
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Mar 10, 2012 5:34 pm

Cheguei a considerar a possibilidade de ser uma despigmentação, mas aqui no meu plantel acontece o contrário, meus periquitos costumam ser carregados na melanina. E olhando p/ esse filhote da p/ se perceber pelas outras marcações que ele é bem pigmentado. Outra coisa que me chamou atenção, é que as penas brancas na asa lembram o efeito que ocorre nos Ars e nas duas asas são iguais. Hoje pela tarde notei outro filhote azul cobalto com a mesma característica, acredito que sejam irmãos, pois são da mesma colônia.

Fotos do azul cobalto:

Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qua Mar 21, 2012 8:57 am

Pessoal qdo mandei fotos desse dos quitos para dois criadores, eles disseram q se tratava de ADs. Qdo argumentei q no meu plantel eu nunca tive ADs, q o único q tenho q me foi emprestado por uma amiga há poucos meses e q ele tá numa gaiola separado com uma Ar, me explicaram q o gene de AD pode ter ficado na minha colônia por gerações sem se manifestar visualmente. Tenho a minha colônia há quase 5 anos, originados todos de poucos casais iniciais. Será isso possível, já q AD é uma mutação dominante? Em colônia os cruzamentos não são selecionados, mesmo assim tenho em grande quantidade até mutações ligadas ao sexo, tanto machos como fêmeas, inos, canelas, opalinos; as mutações dominantes então nem se fala, um montão de normais, ADAS, Tbm tenho muitos Ars, todos essas mutações foram aumentando em números de forma espontânea, não deveria ter acontecido o mesmo se eu tivesse um AD mesmo q mal marcado? O q acham?
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qua Mar 21, 2012 11:58 am

concordo com a sua opiiao sobre o assunto um AD nao ficaria tanto tempo escondido sendo que é dominante
    erisson

Mensagem  erisson em Sex Mar 23, 2012 9:01 pm

acho pouco provável, mas não acho impossível não!
    os periquitos possuem uma genética bem peculiar e as mutações se misturam muito, ainda mais em colônia.
    abs
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sab Mar 24, 2012 11:21 am

sim o problema é que AD é dominante assim como o ADA , não ficaria tanto tempo inerte!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Mar 24, 2012 12:18 pm

É verdade, mas agora tou ficando confuso, pois o filhotinho q tem uma mancha na nuca igual de um ADA, ou ele é um Ar ou um AD, se for AD o q saberemos mais quando ele ficar mais velho caso apareça iris, então ou tinha o gene no plantel por todos esses anos, ou tá surgindo AD espontaneamente, pois esse filhotinho é da mesma colônia desses dois q nasceram com as penas das asas igual a de Ar. Veja a foto do filhotinho mais empenado, e vê se não dá p confundir, ele tem a mancha na nuca e o peito com penas claras. Se ele for um Ar então é bem singular. Eu penso q ele deva ser um AR seguindo a lógica da genética.

nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Dom Mar 25, 2012 1:50 am

realmente acho possivel que seja agora, mas vamos esperar crescer mais so pra ter certeza
    Henrique Barros

Mensagem  Henrique Barros em Dom Mar 25, 2012 10:54 am

Nossa , que legal e estranho ... depois de 5 anos começam a sair ADs do nada ! Hehe , que sorte !!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Dom Mar 25, 2012 6:09 pm

Eu acho q é um Ar sem as penas claras na asa como é comum num arlequim. A menos q futuramente ele tenha iris como tem os ADs, creio q seja um Ar com marcações parecidas com um normal. Percebo q a mancha do papo irá se encontrar com as remiges clara, no AD acho q não se encontra uma com a outra. Mas vamos acompanhar, q mesmo para um AR ele é diferente.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Mar 31, 2012 12:46 am

Pessoal qto ao filhotinho com mancha na nuca e o peito claro, tenho 99% de certeza q é um AR, ele está bem empenado e apesar de não ter penas claras como tem os Ars, as penas das asas dele são todas esfumaçadas como são nos Ars. Qdo ele sair do ninho posto fotos de como ficou. Já os dois normais q me levaram a abrir esse tópico, os q trouxeram penas claras nas asas, Percebo q eles são bem pequenos em relação ao tamanho dos outros australianos, e os dois me deram um susto e quase morreram, primeiro foi o celeste chegou a ficar magro, não comia estava sempre arrepiado, não desisti dele, fiquei dando papinha junto com algumas gotas de antitóxico e avitrim antibiótico, uma semana depois ele tava ficando forte e comendo sozinho de novo, já o azul cobalto sempre esperto comendo bem, do nada foi ele quem ficou triste e sem comer, fiz o mesmo procedimento e 3 dias depois ele já tá esperto. Percebo q além deles serem pequenos, menor do q os australianos q tenho aqui, acho q eles tem a imunidade baixa. Não quero perder eles, pois no futuro quero fazer cruzamentos com eles, com ARs, com normais, para ver se eles são alguma novidade, inclusive arranquei dos dois uma pena clara de cada asa p ver se irão crescer novamente como dos arlequins. De qualquer maneira no momento os dois estão legal, e o rabinho do azul celeste já tá crescendo.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Dom Abr 01, 2012 10:12 pm

Depois de achar os filhotes normais com penas claras nas asas, hoje achei esse filhotinho ADA c/ penas escuras nas voadeiras ou penas das asas, aqui é o 1º que nasce assim. Alguém já viu um igual? É normal um ADA nascer c/ penas escuras nas asas?

queroumperiquito

Mensagem  queroumperiquito em Dom Abr 01, 2012 10:13 pm

sera q não é um AD, nao pelas regimes, mas sim pelo branco que ele tem no peito
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Seg Abr 02, 2012 11:30 am

é um ada aqui ja me nasceu filhotes assim se fosse no caso de um padrao ingles nao ganharia um concurço exatamente por essas penas coloridas onde nao deve mas que é bonito é!
    Falben Wellensittich

Mensagem  Falben Wellensittich em Sex Maio 04, 2012 8:49 pm

Na minha opinião é um AD pois as retrizes são escuras, nos ADA's as retrizes são claras.
    Pode também ser um ADA mal marcado como disse a Nariela.
    Tem que ver quem são os pais, pois um deles tem que ser AD ou ADA.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 17, 2017 3:52 pm