Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Pupila do olho vermelho

Compartilhe
    Eliseu Patrizi

Pupila do olho vermelho

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Jan 13, 2012 1:37 pm

Pessoal cuidando de um filhotinho q está fraco, reparei q o olho dele estava vermelho. Como ele não é albino, achei q estava machucado no olho. Foi ai q percebi q eram os dois olhos. Observando ele direito, notei q ele é canela. No mesmo ninho achei um outro mais desenvolvido, q é da mesma mutação, um Ar asas canela e corpo azul celeste, tbm tem a bolinha ou a menina do olho vermelha. Foi ai q eu resolvi examinar mais duas Ar canelas iguais a eles, q já estão adultas e pondo ovos, e elas tbm tem a menina do olho vermelho. Examinando direito a cor do olho em volta da bolinha vermelha é um castanho avermelhado. Tenho outros asas canelas, e q tem o olho preto normal. Alguém sabe me dizer pq elas tem o olho assim? Lacewing eu sei q elas não são, até pq elas tem azul no corpo e o filhotinho q está nas fotos com o olho mais destacado em vermelho, já tem canhãozinho de penas azuis. E q o olho não vai mudar, já sei pq as adultas mantiveram a bolinha ou a menina do olho vermelha. Se alguém souber o pq, diz ai.

Última edição por eliseu em Sex Jan 27, 2012 6:12 pm, editado 2 vez(es)

jcesardutra

Re: Pupila do olho vermelho

Mensagem  jcesardutra em Sab Jan 14, 2012 10:32 pm

Eliseu isto é fúlvo, é bastante raro, poucos criadores tem. É uma mutação recessiva, todos podem ser portadores. O olho é na cor cereja e a melanina é marrom. Eles normalmente são menores que os normais.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Dom Jan 15, 2012 3:39 pm

Pelo q eu estou vendo só estão nascendo fêmeas. Como posso fazer p/ tirar machos? O fulvo predomina sobre um periquito albino? Estou perguntando isso, pq a primeira periquita q tem a menina do olho vermelha, eu já tinha casado ela com um albino. Já nasceram 4 filhotes, tirando um q tem o olho vermelho de ino, os outros a gente percebe q o globo ocular é escuro, pois ainda estão c/ o olho fechado. Mas o 1º q nasceu já está abrindo o olho, e parece q a menina do olho é vermelha. Foi legal ter casado ela c/ um albino? Como posso trabalhar c/ essa mutação? Estou postando fotos da primeira fêmea q tem a menina do olho vermelha. Desculpe se a imagem não estiver tão nítida. Agora a tarde está nublado aqui, e pegando ela na mão, vi q a menina do olho estava mais dilatada, isso q fez c/ q o olho ficasse mais cereja. E q tipo de fulvo seria essas fêmeas?

Última edição por eliseu em Dom Jan 15, 2012 7:41 pm, editado 1 vez(es)
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Dom Jan 15, 2012 5:02 pm

Fulvo é recessivo, o número de machos e fêmeas não depende da mutação como nos inos e asas canela. Meus filhotes asa canela tem o olho vermelho também até certa idade, depois os olhos ficam normais mesmo...
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Dom Jan 15, 2012 5:40 pm

Entendo Pedro, eu tenho varios exemplares canelas, só q esses exemplares tem a pupila vermelha, não o olho todo, e a melanina dos olhos são castanhos claro. A combinação da pupila c/ o restante do olho q faz essa combinação parecer cereja, não é igual a dos inos. As duas mais velhas q já estão adultas, uma com filhotes e a outra c/ ovos, não mudaram a cor dos olhos, essa foto q postei agr é da fêmea adulta q está c/ filhotes q tirei agr a tarde. Então o q vc está querendo dizer é q podem nascer machos tbm, não é isso? O problema é q preciso localizar qual casal está produzindo esses exemplares, pois eu misturo os ovos de varias fêmeas numa só.
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Dom Jan 15, 2012 6:03 pm

Sim, por que se eles forem só canela faz sentido que nasçam só fêmeas, por que só nascem machos canela de um pai portador de canela com uma mãe canela ou então ambos canela. Se forem mesmo fulvos então você está dando azar mesmo em tirar só fêmeas, detalhe, os fulvos machos nunca ficam com o nariz azul, sempre rosa como nos machos ino.

Abraço.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Dom Jan 15, 2012 6:48 pm

Obrigado pela explicação Pedro. Como eu disse tenho outros exemplares canela, tanto dos normais como dos ADAS. Mas somente 3 adultos tem a pupila vermelha, e agora tem dois bebes no ninho, vou observar se eles serão macho. E tem os filhotinhos dessa fêmea com o albino, vou ver o que vai sair deles. obrg. Mas na linha dos fulvos, parece q são 3 tipos, em qual deles os meus se encaixam mais? Até pq o canela delas é bem marrom.
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Dom Jan 15, 2012 7:47 pm

Bom Eliseu, que eu saiba são apenas dois tipo, o Fulvo (ou fallow) Inglês e o Alemão. O fulvo Inglês tem a íris rosa, enquanto o Alemão tem a íris branca.

Sou iniciante nessa parte da genética Eliseu, então vamos esperar a Nariella ou o Júlio Dutra nos dar uma luz aqui ehehehe

Abraços!!!

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Seg Jan 16, 2012 12:29 am

Existe também o fulvo escoces que é raríssimo, todos são recessivos e no Brasil só existe o fulvo ingles. Os machos ficam com a cera igual aos recessivos (AR), não ficando azul nunca.

Eles podem ser conseguidos tanto com azuis cinzas como verdes e para nascer algum fúlvo é porque no plantel tem um casal que é fúlvo, ou um fúlvo e um portador ou dois portadores.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Jan 16, 2012 10:49 am

Mas considerando a possibilidade que não sejam fulvos, q sejam canelas derivados de um macho portador de canela, e por isso só nascem fêmeas. O fato de eles terem a pupila vermelha e os olhos castanhos, pode ser uma novidade na linha dos canelas? Existe alguma outra mutação q traga essa pupila vermelha?
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Seg Jan 16, 2012 11:08 am

Muitos filhotes canela tem os olhos meio avermelhados (cereja), só que depois de um tempo o olho fica preto de novo. Isso é comum.

Abraço!!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Jan 16, 2012 11:59 am

Pessoal enviei um e-mail p/ o Emerson Prates sobre esses periquitos, e olha a resposta q ele me mandou:

Tratam-se de Fulvos Arlequins Recessivos. Já vi aqui em Fpolis alguns Fulvos ARs como os seus. Em periquitos comuns é mais difícil encontrar. Os olhos são todos escuros porque se trata de arlequins recessivos. Provavelmente você tem casais consanguineos e isso aumentou a quantidade dos genes recessivos. Fulvos e Arlequins recessivos são mutações diferentes, mas, que se manifestaram juntas em um mesmo periquito. Provavelmente vão nascer fulvos normais e arlequins recessivos sem iris vermelha. Depois você me conta.

O q vcs acham?
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Seg Jan 16, 2012 12:16 pm

Acho que a consanguinidade não é bom, você tem quitos maravilhosos mas mesmo assim isos prejudica bastante se for irmão com irmão então é pior ainda.

Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Jan 16, 2012 12:57 pm

Agr q sei q são fulvos, conforme Julio falou, posso continuar tirando essa mutação sem usar consanguinidade próxima, pois estou casando fêmeas com machos diferentes e depois posso usar os filhos deles q não serão irmãos, dai posso manter a mutação sem precisar usar irmãos. E estou casando elas com periquitos 3/4 p/ q os filhotes saiam grandes.

Última edição por eliseu em Seg Jan 16, 2012 8:49 pm, editado 1 vez(es)
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Seg Jan 16, 2012 1:11 pm

Seria ótimo você fazer isso mesmo, assim almenta a quantidade e a qualidade de fulvos e separa eles dos ARs pra ficarem ainda maiores.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Jan 17, 2012 6:00 pm

Pessoal tbm fiz contato com o criador Fulvio Lucietto, e ele me respondeu o seguinte:
    Oi, Eliseu!
    Muito provavelmente essas aves sejam "Fulvos Ingleses", aparentemente recombinados com "AR" ( Arlequim Recessivo" ou "AD" (Arlequim Dominante)..
    Essa mutação apresentará sempre asas marrons, contudo não se trata do mesmo pigmento feomelânico dos Asa Canelas.
    Os Fulvos Ingleses não apresentam íris.
    Só nasceram filhotes fêmeas, ou machos também?
    Abraço!
    Fulvio.

erisson

Mensagem  erisson em Seg Jan 23, 2012 1:02 pm

o cara é fera...pode confiar...rs
    abs
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Jan 27, 2012 10:16 am

Será que seu casar uma fêmea fulvo com um macho asa canela, todos os filhotes nascerão asa canela? Estou aproveitando para postar fotos da Ar de pupila vermelha que acabou de sair do ninho, ela é muito bonita.

nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sex Jan 27, 2012 10:49 am

fulvo nao é a mesma coisa que asa canela! eu ja indicaria acasalar ambos com aves normais
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Jan 27, 2012 11:38 am

Nariela, no cruzamento de canela macho com fulvo fêmea nascem quitos com as marcações normais? Pode nascer fêmea canela, como acontece quando cruzamos canela macho com fêmea normal?

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Sex Jan 27, 2012 12:35 pm

Pessoal eu penso sempre na melhor opção genética e já que essa AR tem fulvo no sangue, então deve ser cruzada com fulvo ou com algum portador de fulvo, para limpar as diferenças e obter fulvos, o resto é mistureba.
    A Nariella já escreveu várias vezes sobre os canelas, os opallinos e outros da mutação sexo ligado. Um macho destas mutãções com um fêmea normal nos traz filhas da mutação e machos portadores e isto se aplica a opalinos, lutinos, canelas, corpo claro e rendados.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Jan 27, 2012 2:06 pm

Na verdade Julio, um amigo meu que também cria periquitos, apostou comigo que essas fêmeas não são fulvos e disse que se eu casar uma delas com um canela, vão nascer todos canelas, pois essas Ars de pupila vermelhas são canela, disse ele. Disse também que se eu casar com um macho canela e elas forem fulvos, os filhotes machos não nascerão canelas. Quero entender como isso funciona, pois eu tenho um macho canela e estou pensando em usar pelo menos uma vez uma delas c/ esse macho, p/ tirar as provas. Por isso é que eu queria saber, que filhotes esperar d cruzamento Macho Canela X Fêmea Fulvo. As outras irei casar com periquitos 3/4 normais, p/ depois casar os filhos delas entre si, p/ tirar essa marcação Ar. Mas esse canela que eu pretendo usar, ele é 3/4 e é marcação normal.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sex Jan 27, 2012 7:38 pm

se quer provar pra ele entao faça essa femea é jovem ainda tera muito tempo pra acasalar ela com um macho correto até la vc da nos dedos do seu amigo rssss
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Jan 27, 2012 8:15 pm

Vc se enganou, eu tenho 3 fêmeas prontinhas. rsrsrsrs. Uma já tirou filhotes com um albino, uma tá casada com um Ada 3/4, e tenho uma prontinha sozinha. Essa q tá sozinha é q quero usar, ela tá prontinha. Mas o q vai nascer se ela for uma fulvo casando com esse macho canela? Quero estar preparado p contra-argumentar. Quanto a essa bb q saiu do ninho, no tempo certo vou casar ela com um macho normal bem grande e bonito, ela é mt bonita e merece um bom partido.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Fev 07, 2012 7:12 pm

Nesse tópico ficou sem entender por que só nasciam fêmeas fulvos na minha colônia, se fulvo é recessivo, e machos e fêmeas nascem da mesma forma. Pois nasceu dois machinhos com as pupilas vermelhas, e canelas não são pois não tenho canelas nessa colônia, e p ter macho canela, precisaria ter um canela macho ou portador e uma fêmea canela. Um dos machinhos traz a característica de um ADA duplo fator. Agora não estou mais misturando os ovos em ninhos diferentes, e com isso hoje localizei o casal q traz a mutação, é um casal de opalinos celestes. São um dos meus mais antigos, e acredito q sejam irmãos, pois fizeram o par por conta própria. Hoje achei no ninho deles um filhotinho que o globo ocular fica entre o albino e o escuro. Estou postando foto do machinho fulvo, do casal e do filhotinho q nasceu com o globo ocular avermelhado. Ainda tem mais ovos no ninho, vamos ver como serão os outros q nascerão.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Set 23, 2017 11:14 pm