Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Primeira baixa

Compartilhe
    MDRAMOS2222

Primeira baixa

Mensagem  MDRAMOS2222 em Qui Ago 04, 2011 1:01 pm

Galera,
    Hoje tive a minha primeira baixa ao mesmo tempo que chocou outro dos ovos após retirada dos ovos ruins, um dos filhote que vieram com as matrizes foi atacado e morreu, não sei por quem, se a mãe pai ou outros periquitos que estão juntos no mesmo viveiro.
    Bem percebi que a fêmea estava ficando estressada com um filhote que estava na gaiola antes deles chegarem, toda hora esta filhote vinha na porta do ninho fazendo com qeu a mãe tivesse que parar de chocar e esquetar os filhotes. Hoje decidi separar a mãedos demais, sem o pai pois era suspeito do crime também. Coloquei só a mãe em um viveiro menor, fiz mal? Ou devo colocar o pai lá também?
    Outra coisa, No viveiro maior, ficou o pai e três periquitos jovens, sendo que uma das periquitas está com o bico bem marrom, mas não aceita o macho que veio com ela, deixando o macho do outro casal juntos, será que tem problemas deles ficarem próximos da fêmea com filhotes e chocando? Ou devo deixa-los distantes um do outro? Percebo que fica próximo do viveiro onde separei a fêmea. Ela está mais agitada do que ele, o que fazer?
    erisson

Re: Primeira baixa

Mensagem  erisson em Qui Ago 04, 2011 2:37 pm

Amigo,

serei bem sincero contigo. Eu sou contra separar os pais. Só faço isso em caso extremo, ou seja, quando há risco para o filhote ou para um dos dois do casal.

Sendo assim, se vc não tem certeza que foi ele, eu colocaria ele na gaiola com ela, até pq, quando os filhotes são pequenos, a ajuda dele é importante para cuidar dela e da ninhada em si.

Além disso, a maior parte dos ataques aos filhotes dentro do ninho ocorre, em geral, por outras fêmeas que invadem o ninho ou até pela própria mãe, que quer logo iniciar nova postura. No seu caso, creio que possa ter sido a fêmea que vc disse estar com a narina castanha.

abs
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Ago 04, 2011 7:54 pm

apos os 25 dias eu sempre tiro a femea pois em 90% dos casos de agreçao e ela por querer botar denovo! e os machos sempre terminam de criar e alguns ainda saem melhor que as maes
    erisson

Mensagem  erisson em Qui Ago 04, 2011 7:58 pm

eu até tentei separar minha fêmea ADA do macho Nariella, mas ela ficou maluca...queria voltar na gaiola de qualquer jeito...
    aí eu voltei, fiquei com pena
    abs
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Ago 04, 2011 8:19 pm

tmb fico com pena mas antes ela ficar apavorada que um bebe morto e aprendi isso da mesma forma que vc da do de ver o peqqueno ate sem a cabeça as vezes!
    Fausto

Mensagem  Fausto em Qui Ago 04, 2011 9:01 pm

Deixa eu ver se entendi: vc tinha alguns periquitos num viveiro, ganhou outros, inclusive um casal com filhotes e colocou eles no mesmo viveiro? Se foi isso sou capaz de apostar com vc que foi um dos seus periquitos antigos...uma femea, talvez?
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Qui Ago 04, 2011 11:57 pm

A situação é o seguinte, a algum tempo venho querendo retomar a criação de periquitos ondulados, semana passada comprei 3 periquitos, sendo que os três jovens demais, o cara que me vendeu dise que ela vai poder reproduzir daqui 3 meses mesmo com a parte superior ao bico estando bem marrom. Segunda feira dessa semana ganhei mais dois casais que viviam em uma colônia, uma fêmea veio com 8 ovos e dois filhotes e a outra com 6 ovos, essa coloquei com o macho em uma gaiola criadeira. A fêmea que foi colocada no viveiro com os os três periquitos(1 macho e 2 fêmeas) pôs mais um ovo, sem ter chocados os outro 8 e o que é pior ontem conferir os ovos e alguns estavam estragados, joguei fora, 1 com um filhote, dois ovos novos e um suspeito, hoje pela manhã nasceu outro filhote ao mesmo tempo que perdir um filhote todo picado, o mais velho também machucado e no intervalo que fui comprar uma gaiola com urgência o mais novo também foi atacado, bem, a fêmea estava com sangue pelo corpo(talvez por estar deidada sobre eles) e sem uma unha, quando chequei percebi que o macho só ficava dentro do ninho e um pouco irritado, os outros periquitos próximos também, a periquitinha mais nova na verdade é a mais curiosa, ficava o tempo todo na porta, deixando a periquia inquieta. O problema é que a idade dos filhotes é bem diferente um do outro, não estão respeitando o tempo de nascimento pois vieram segunda aqui para casa e só hoje nasceu um, talvez pela quantidade de ovos que foram postos,como joguei alguns fora, mas dois ovos são bem novos, parecem que foram postos recentemente(como fica essa situação?), eles estão piando muito mas com o papo quase pocando de comida, hoje passei rifocina duas vezes de manhã quando separei e a noite quando dei outra conferida, o mais velho estava com o papo bem cheio mesmo e o que nasceu hoje mais ou menos, dei papinha para o que nasceu hoje pela primeira vez para dar uma reforçada, comeu e depois coloquei no ninho, ela está fazendo bem o papel de mãe, saindo para comer e volta rápido. Vamos ver amanhã no que vai dar. Será que devo colocar o macho com ela? Ou deixo do jeito que tá? E os ovos, com ela tendo que sair mais(sempre saíu mesmo no outro viveiro juntos do outros periquitos, sempre foi melhor mãe), será que nascerão com essa diferença de tempo? Um grande abraço e obrigado a todos pela enorme atenção, como dizem por aqui na minha cidade, sou barriga amarela ainda , na arte de criar esses pássaros adoráveis. Moro em ALmenara, MG, Vale do jequitinhonha, menor temperatura 22 graus nessa época, o resto do ano é só calor.

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Sex Ago 05, 2011 12:30 am

Meu amigo no blog vida de periquito tem mais de trezentos artigos que devem ser lidos por todos que querem iniciar uma criação de periquitos. Ali explica sobre inúmeras encrencas que podem ser evitadas. Normalmente os periquitos não problemas algum, nós é que somos e causamos os problemas deles. Haja visto que na natureza eles vivem bem, em bandos e em harmonia. Para criar casais em um viveiro tem que formar uma colônia respeitando as leis para uma colônia como caixas ninhos de sobra, distãncia entre as caixas, não deixar espaço á cima das caixas para que uma fêmea não ataque por cima a caixa da outra, onde esta invasora levaria vantagem, etc. Tem que ler, preparar e só depois colocar os periquitos lá. Depois que colocados no viveiro, a quantidade certa de periquitos, daí então é que se coloca as caixas ninhos de uma só vez e não pode ser colocado mais nenhuma ave para que não se desequilibre o ambiente deles. Cda fêmea nova que entrar lá, com certeza vai matar filhotes das outras.

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Sex Ago 05, 2011 12:40 am

Quando se cria em gaiola, ficamos atentos para quando os filhotes já estiverem empenados e não precisem mais de que a mãe os aqueça. Deste momento em diante a fêmea começará a ficar mais tempo fora da caixa ninho e o macho iniciará as tentativas de namoro para recomeçar nova postura. Este é o momento perigoso, pois poderão começar a atacar os fihotes para expulsá-los do ninho onde pretender iniciar a postura. O melhor á fazer é retirar a fêmea colocando-a para descansar em um local onde não se vejam e deixar que o pai termine de tratar sozínho. Depois então, quando os filhotes forem retirados da gaiola de cria se devolve a fêmea.
    No viveiro pode ser feito a mesma manobra. Só não pode é ter poucas caixas ninhos nem acrescentar outra fêmea no ambiente.
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Sex Ago 05, 2011 7:53 am

Valeu Julio, quanto a leitura estou lendo aos poucos, o problema é que são mais de trezentos estou lendo devagar e aprendendo muito, porém, penso que deve dar uma conferida no site, pois , vários artigos interessantes não estão disponíveis mais, aparece página não existente. Um grande abraço, mas enfim devo colocar o macho com a fêmea de novo ou nÃo?

Última edição por MDRAMOS2222 em Sex Ago 05, 2011 7:56 am, editado 1 vez(es)
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Sex Ago 05, 2011 7:54 am

Os filhotes que estão com ela estão peladinhos ainda.
    erisson

Mensagem  erisson em Sex Ago 05, 2011 4:30 pm

olha, vou ser sincero, eu colocaria, no entanto, o tempo que eles estão separados já e ela tá cuidando bem, acho que não tem erro.
    abs
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Sex Ago 05, 2011 11:45 pm

Vou fazer isso e ver no que vai dar, coloquei o macho junto com os outros periquitos. Mas me diz uma coisa os filhotes estão com uma diferença muito grande e o maior está comendo todo o rango parece,hoje o bico estava quase explodindo de tanta comida, o pequeninho come mas menos , hoje dei papinha e ele comeu bem, os machucados do ataque também estão melhor. Coloquei milho cenoura, um pouco de farinhada e sementes, percebo que ele tem comido muita semente de girassol, algum problema, um amigo falou que estou oferecendo comida demais pois a mãe está defecando diferente( parece um elefante, mas não está mole.
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Sex Ago 05, 2011 11:55 pm

Na verdade, coloquei a fêmea com a família em outro viveirinho menor.
    erisson

Mensagem  erisson em Sab Ago 06, 2011 2:04 pm

é normal que a fêmea faça mais cocô, tanto na época de choco quanto na época de criação
    abs
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Sab Ago 06, 2011 2:19 pm

Valeu Erisson, e quanto ao girassol, percebo que ela tem dado preferência por essa semente. Um abraço e bom fim de semana.
    Gilvan Gomes

primeira baixa

Mensagem  Gilvan Gomes em Seg Ago 08, 2011 5:17 pm

Oi MDRAMOS2222 eu duvido que tenha sido o macho quem matou o filhote,talvez tenha sido outra fêmea,já que você diz ter outras áves no viveiro;inclusive em idade de procriação.Fêmeas são muito competitivas entre sí e,às vezes, competem até com machos.E quanto a juntar novamente a família acho que vale tentar,pois,os filhotes em fase de crescimento vão exigir cada vez mais alimento,isso será exaustivo para ela sozinha.Além do mais só assim é que você terá serteza se o pai cometeu ou não o "crime".
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Seg Ago 08, 2011 6:38 pm

Então!
    Decidi fazer isso e estou acompanhando, quanto aos outros ovos passei um para outra periquita e dois estávam ruins.
    Gilvan Gomes

primeira baixa

Mensagem  Gilvan Gomes em Ter Ago 09, 2011 3:16 pm

Beleza!Observe com atenção e boa sorte.

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Ter Ago 09, 2011 7:45 pm

Quando a fêmea esta chocando ou mesmo ficando mais tempo no ninho ela sai menos para defecar, por isso aquele cocozão cada vez que faz. É perfeitamente normal.
    MDRAMOS2222

Mensagem  MDRAMOS2222 em Qui Ago 11, 2011 8:09 pm

Coloquei o macho navamente e ele correspondeu a expectativa, começou logo a comer como louco e dar comida a fêmea, lógico que foi depois de matarem a saudades primeiro, uma alegria que é muito legal de ver.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Ago 21, 2017 11:50 am