Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Troca de macho!

Compartilhe
    Valentim

Troca de macho!

Mensagem  Valentim em Ter Abr 01, 2014 6:08 pm

Olá a todos, estive um pouco ausente do Forum essas últimas semanas mas estou de volta aqui ao convívio  Smile 

As minhas criações estão finalmente a ter resultados e muitos pequenos estão a nascer Smile

Tenho um casal formado, com 3 filhotes a sair do ninho. É a primeira ninhada deles.
    No entanto, quero trocar o Macho e colocar outro com ela, apenas por uma questão de preferência genética.
    Estou por normal a fazer duas ninhadas seguidas e depois dou descanso para os pais.

Será que retirando o Macho agora, deixando os filhotes com a Mãe até serem completamente independentes e depois colocar o outro macho vou interromper muito tempo a vontade de criação da Mãe?? ou caso eles se dêem bem, até podem começar logo criando?

eu sei que sempre depende da personalidade das aves... mas gostaria de ouvir as vossas opiniões.
    Eliseu Patrizi

Re: Troca de macho!

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Abr 01, 2014 6:29 pm

Oi Valentin.

Pelo q entendi, vc vai deixar a mãe criar 3 filhotes e depois vai colocar um macho novo p ela, seria isso?

Se for, não vai ter problema, ela depois de ter criado os filhotes, entrará em nova postura e aceitará o novo macho.

Mas o problema q se ela criar 3 filhotes sozinha vai ficar bem cansada.
    Nesse caso seria legal deixar ela descansar sem filhote e sem macho pelo menos uns 15 dias p se recompor.

Já q os filhotes estão quase p sair, pq vc não deixa eles somente com o pai p ele terminar de criar.
    Deixa ela descansar um tempo sozinha, tipo uns 10 dias, e coloca ela numa gaiola com outro macho da sua preferência.

Assim ela em vez de reiniciar uma nova postura com o macho anterior, vai fazer com o macho novo.
    Valentim

Mensagem  Valentim em Ter Abr 01, 2014 6:50 pm

Eliseu, é isso mesmo, trocar os machos.
    Os filhotes já estão com 27 dias, penso que ela já não se vai cansar muito Smile
    Então a melhor opção será retirar a mãe e não o Pai, certo?

Entendi perfeitamente a sua explicação! Smile Obrigado. Pensei que andava mais longe e afinal o que pensava fazer estava quase correcto, falhava era no separar da mãe! Smile
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Abr 01, 2014 6:57 pm

O bom de vc separar a mãe, é pq o macho pode já estar cruzando ela, e alguns conseguem fecundar os ovos até varios dias depois da gala.

P vc garantir q ela vai gerar filhotes do q vc quer, o melhor e esperar ela limpar de qualquer fecundação q esse macho possa estar fazendo nela.

Certa vez li q um macho pode fecundar ovos até 11 dias depois da gala.
    Aqui no forum teve um caso de um casal do Wendel q nasceu um filhote de uma mutação impossível p aquele casal formado.

Se não me engano o pai era um ino, e nasceu uma fêmea de cor.

Assim ele confirmou q era filhote do macho q estava antes com a fêmea.
    E segundo ele falou na época, já tinha separado ela do macho anterior varios dias antes dela iniciar postura.
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Sab Abr 05, 2014 2:11 am

Realmente Valentim, é melhor trocar a fêmea e deixar o macho terminando de cuidar dos filhotes, o ruim é que eles sempre acabam tendo uma segundo postura em seguida se quiser conseguir fazer um troca de casal como você mesmo mencionou...

Fora que o macho sempre se dedica mais do que as próprias fêmeas na alimentação, um abraço amigo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Set 25, 2017 5:32 am