Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Aves doentes - contágio - cuidados

Compartilhe
    Giseli

Aves doentes - contágio - cuidados

Mensagem  Giseli em Dom Mar 16, 2014 11:35 pm

Eu tenho umas dúvidas e gostaria que vocês me respondessem se possível, por favor.
    Mais como medida preventiva, já que nós costumamos tentar tratar os quitos em casa antes de levá-los ao veterinário quando surge algum sintoma.

Se eu tiver uma ave com alguma doença ou infecção, eu devo separá-la; mas devo separar apenas de gaiola ou de ambiente, por exemplo, um cômodo? Se as gaiolas ficarem a alguns metros de distancia, no mesmo ambiente, pode ocorrer contágio?

Se eu tiver alguma ave doente que esteve em determinado ambiente, e depois uma saudável tiver contato com o mesmo ambiente, mas não diretamente com a outra ave, pode ocorrer contágio?

Se eu tiver uma ave doente, que precise de aquecimento, eu posso deixar a noite toda com a lâmpada próxima da gaiola? Isso não interfere no sono e, consequentemente, na saúde delas? Ou eu devo cobrir a gaiola e só deixar a lâmpada perto? A lâmpada pode ser qualquer uma incandescente?

Quanto eu tenho uma ave doente e ela é curada, eu devo desinfetar a gaiola e os acessórios? Com que tipo de produto? E a comida, deve ser trocada? E quando fazer isso: depois que ela melhora ou durante o tratamento?

Doenças de aves podem ser transmitidas pelo ar?

Humanos podem ser contagiados ao manusear aves doentes ou limpar as gaiolas, por exemplo? Elas podem ficar dentro de casa?

Se eu manusear a gaiola de uma ave doente e em seguida, manusear a de outra ave, posso contaminar a outra gaiola?

Quando vermifugar?

E qual a importância de deixar as aves tomarem sol?

Obrigada ;-)
    Giseli

Re: Aves doentes - contágio - cuidados

Mensagem  Giseli em Dom Mar 16, 2014 11:37 pm

Desculpem se alguma pergunta já tiver sido respondida em algum tópico.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Mar 17, 2014 12:36 am

Oi Gisele, vou tentar responder de maneira direta algumas das suas perguntas por algumas experiências q tive.

1 -Dependendo da doença o ideal e separar há uma boa distância, pois doenças virais, e causadas por acaros podem ser transmitidas pelo pó das fezes, pó das penas e outros meio levados pelo ar.

2 -Pode se o ambiente ainda tiver contaminado, e algumas doenças podem variar de pouco a mto tempo p desaparecerem do ambiente contaminado.

3 -Pode usar o processo da lampada sem problema de atrapalhar no sono deles, qdo eles querem dormir fazem isso até durante o dia com a luz do sol. Porem a lampada não pode ser mto quente e nem ficar mto próxima a ave, eu uso uma lampada de 40 W até dentro da gaiola, e se for de 60 W uso do lado de fora da gaiola. No inverno alem de usar a lampada cubro a gaiola tbm p manter o calor, deixando espaço apenas p circulação de ar.

4 -Sim, tudo deve ser desinfetado. Uma boa lavada com agua e sabão, e depois enxaguar com uma agua clorada bem forte, e deixar secar no sol, costuma ser sufuciente. Tudo deve ser desinfetado, e vasilhas, poleiros e a gaiola inteira. Alimentação se tiver sido usada no tempo q a doença tiver ativa, deve ser trocada depois q houver a cura. E durante o tratamento comida e agua nova todo dia.

5 -Sim, podem algumas ser transmitidas pelo ar, e se cair na agua de beber ou na alimentação da ave saudavel, poderá ficar doente igual a outra.

6 -Humanos só pegam doenças chamadas de soonozes, as q pegam tanto em animais como em humanos, tipo a raiva. No caso das aves a q me lembro a clamidia. Mas me parece q é mais comum entre humanos e calopsitas.

7 -Sim, se recomenda sempre lavar bem as mãos p cuidar de outros  caso manuseie uma gaiola com ave doente.

8 -Pelo menos duas vezes ao ano caso sua ave tenha habito de comer fezes secas, ou coma muita verduras q precisam ser bem lavadas.

9 -O sol é fonte de vida e energia, fonte de vitamina D importante p a formação dos ossos e absorção do calcio e tudo mais de bom. Porem pouca quantidade por alguns dias é o suficiente. Nunca no sol quente, e basta uns 15 minutos de sol moderado.

Espero ter ajudado, mas detalhes os colegas podem acrescentar. Very Happy
    Giseli

Mensagem  Giseli em Ter Mar 18, 2014 10:34 pm

Obrigada, Eliseu! Mais uma vez me ajudou bastante =)
    E a outras pessoas e seus quitos também!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Out 19, 2017 6:02 pm