Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Opinião dos mais experientes

Compartilhe
    Fausto

Opinião dos mais experientes

Mensagem  Fausto em Seg Dez 19, 2011 2:17 pm

Gostaria de saber a opinião dos colegas que tem mais experiencia que eu em criar periquitos em gaiolas de reprodução individuais. Na opinião de vcs, existe um tempo médio que eu devo esperar um casal começar a reproduzir antes de desistir e tentar outro casal. Por exemplo, se eu separo um casal já namorando, quanto tempo eu devo esperar até eles começarem a botar? As vezes eles ficam lá na gaiola por quinze, vinte dias e nada, então desisto e troco de casal. É pouco tempo? Devo deixar mais?
    Aproveitando o tópico, uma fêmea jovem pode ser desajeitada a ponto de quebrar um ovo sem querer (galado, tinha até um embriãozinho) ou eu devo considerar que ela quebrou por querer ou que a casca tava meio mole por falta de cálcio ou coisa parecida? Obrigado
    erisson

Re: Opinião dos mais experientes

Mensagem  erisson em Seg Dez 19, 2011 2:42 pm

como vai fausto, tudo bem?

bom, não me considero mais experiente do que vc...rs...mas vou tentar ajudar com o que aprendi por aí. Se vc pega um casal no viveiro que já esta namorando, as chances de dar errado na gaiola individual caem MUITO. No entanto, o tempo que vc está esperando é pouco demais. Para vc ter uma idéia, a fêmea leva de 7 a 9 dias para botar o primeiro ovo. Isso considerando que ela já teria que ter aceitado o ninho, ajeitado o ninho, aceitado o macho e acasalado. Sendo assim, um tempo que eu acho bom é o de dois meses. Se depois de dois meses o casal não fez NADA!!! Aí é caso de trocar mesmo.
    Tenho um casal aqui que foi bem esse exemplo. Ela ficou mais de dois meses com ele, se bejavam, ela entrava no ninho...e nada!. Pois é, eu resolvi ir deixando, pois ela era uma fêmea difícil de humor e achei bom ela ter aceitado um macho. Pois não é que depois de 70/75 dias que estavam juntos, veio o primeiro ovinho??? Eu nem esperava, foi uma surpresa mesmo. Mas eu adorei!!! rs...
    Sobre a segunda pergunta, isso pode acontecer sim. tenho uma fêmea aqui que na primeira cria dela quebrou dois ovos, mas chocou direitinho os outros três. Jpa na segunda postura, não quebrou NENHUM... A deficiência de cálcio, segundo meu veterinário, gera ovos com a casca tão fina que dá para perceber só de olhar. Sem contar que a casca vem com umas imperfeições, umas ondulações mesmo....

espero ter ajudado.
    abs
    Fausto

Mensagem  Fausto em Seg Dez 19, 2011 3:51 pm

Fala Erisson, blz? Claro que ajudou...é que às vezes parece que eles vão ficar lá uma eternidade e nada, ou ficam tão deprimidos de saírem do viveiro que não querem saber de reproduzir.
    Qto ao caso dos ovinhos, foi até engraçado pq ela quebrou um ovinho e aquela meleca toda fez a casca vazia e um outro ovinho ficarem grudados nela e ela ficava tentando tirar coitada...pena que foi um desperdício.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 9:34 pm