Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

cuidando do filhote na mão

Compartilhe

patriciamachado

cuidando do filhote na mão

Mensagem  patriciamachado em Ter Nov 19, 2013 10:34 am

Boa tarde!
    Minha femea chocou dois filhotes, porém, ela não aceitou nenhum dos dois (não sei pq), ela jogou para o lado mais baixo do ninho e não os alimentou nem aqueceu...um deles morreu e o outro eu tirei do ninho com dois dias de vida para que eu alimentar e aquecer....não sei bem como fazer. Comprei a papinha da alcon e estou fazendo um preparo e alimentando-o a cada duas horas....a noite, após as 20:00 horas eu não alimento mais. Para aquece-lo, eu coloquei dentro de um pote de plástico forrado com algodão e por cima papel toalha, enfio esse pote dentro de uma touca de lã para deixar escuro e deixo dia e noite encostado no abajur com a luz ligada. Não sei se estou fazendo certo, tb não sei a quantidade de alimento que devo administrar, alimento o suficiente para o papinho encher um pouco, mas tb tenho medo de dar demais e o papinho estourar, pq tem a pele muito fininha...Peço o auxilio de vcs para me dar melhores informações sobre como cuidar.

Obrigada
    Abraços
    Patricia
    Felype Serrano

Re: cuidando do filhote na mão

Mensagem  Felype Serrano em Ter Nov 19, 2013 11:04 am

Oi Patricia tudo bem ?

Então, vamos lá ...

Provavelmente sua fêmea o jogou fora porque ela quer entrar em nova postura, ela vai acabar botando mais ovos ai nessa gaiola com o ninho por isso que ela fez isso, quando você perceber que ela faz isso o correto é separar a fêmea e deixar só macho cuidando, mais como ela jogou eles para fora já com essa idade é porque ela não é uma boa mãe mesmo, é a primeira postura dela ? Caso sim, nas outras ela irá cuidar melhor dos filhotes, mais tenta colocar ele de novo no ninho , se ela jogar de novo ele para fora cuida na papinha mesmo, uma dica se ela jogar ele de novo, deixa alguma coisa fofa no fundo da gaiola se ela jogar novamente assim não tem perigo do filhote se machucar e acabar morrendo.
    Mais se você está com medo de colocar de novo sugiro que administre na papa, você está fazendo o procedimento correto, você tem que fazer a papa de acordo como diz na embalagem essa papa é boa ela tem as vitaminas que o filhote precisa, sempre encha o papo dele, mais nunca deixe quase estourando pois pode causar a morte dele ao mesmo.
    Muitos usam uma caixa de sapatos com maravalha, aquelas serragens de hamster, mais tem que ser aquelas artificias, assim o coco não gruda nas patinhas dele, e quanto a luz você tem que deixa um pouco afastado dele se não ele pode acabar morrendo por excesso de calor.
    Só voltando um pouco no assunto, de a papa a cada 2 horas para ele, eles comem bastante mesmo, se ocorrer tudo bem ou tiver alguma dúvida peça auxilio para o pessoal também, alguém vai dar novas dicas para te ajudar Patricia, boa sorte e se der coloca foto dele. Very Happy 
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 19, 2013 11:22 am

Olá Patricia, as dicas q o Felype passou são muito importantes p ajudar esse filhote a ter chances de se recuperar. Mas se a mãe realmente não aceitar ele mais, então tem q cuidar sozinha.

Teve uma usuária aqui q passou por algo parecido e conseguiu criar o filhote dela com sucesso. Na verdade foram duas usuarias q eu lembro. Acompanha passo a passo o desenrolar da experiência delas p ver se vc consegue tbm. A Vanessa foi a primeira q conseguiu, qdo a Emanuella teve o mesmo problema seguiu o q a Vanessa fez e tbm criou. Tomará q vc consiga tbm.Very Happy

http://forum.vidadeperiquito.com.br/t760-filhote-abandonado-pela-mae

http://forum.vidadeperiquito.com.br/t1641-filhotes-sem-mae-ajuda-urgente#27198

http://forum.vidadeperiquito.com.br/t1765-olha-so-como-esta-meu-periquito-orfao-o-pai-fugiu-e-a-mae-morreuconsegui-cria-lo

patriciamachado

Mensagem  patriciamachado em Ter Nov 19, 2013 2:01 pm

Obrigada pelas orientações. Prefiro não arriscar colocando ele de volta no ninho....já que estou fazendo o procedimento correto, prefiro continuar assim.
    A noite eu deixo ele sem comer mesmo né? Esta correto esse procedimento?

Anexo as fotos dele, peço a gentileza de verificarem se o papinho está cheio assim ou se devo dar mais papinha..

Grata,

Patricia

Edson RJ

Mensagem  Edson RJ em Ter Nov 19, 2013 3:15 pm

Estou passando por isso tambem...
    sorte ae.
    infelizmente eu não tenho tempo pra alimenta-lo varias vazes ao dia, então o alimento até ele não querer mais a papa.

patriciamachado

Mensagem  patriciamachado em Ter Nov 19, 2013 3:43 pm

Olá Edson, o papinho do seu filhote está bem mais cheio que o meu...vou alimenta-lo mais então...

Obrigada
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 19, 2013 3:57 pm

Patricia, só lembra q filhotes recem nascido não tem calor proprio, e apenas papel e algodão não fornecem calor. Então vc precisa providenciar uma fonte de calor. Nesse caso usa-se lampada, mas como estamos no verão, tem q ser uma lampada bem fraca, tipo 25W, e tem q ficar distante do filhotinho, vc vai regular a distancia por perceber q ele tá quentinho o u não. Mas se aí a temperatura tiver quente, acredito q a lampada tem q ficar numa distancia de pelo menos um palmo, se ficar muito próxima pode esquentar ao ponto de matá-lo, mas se não tiver fonte de calor, ele esfria e morre de Hipotermia. Por isso vai regulando a distancia p mante-lo apenas morninho, fazendo o papel q a mãe faria aquecendo ele.

Qto a quantidade no papo tá bom, a medida q ele vai crescendo a quantidade vai aumentando, vc vai perceber isso com o dia a dia. O do Edson já tem varios dias de idade, o seu é recem nascido, se encher muito pode matá-lo. Tem q ter cuidado, melhor um pouco sempre q muito de uma vez, o do Edson tá com o desenvolvimento atrofiado, por isso ele tá tentando recuperar por alimentar separado, pq a mãe deixou ele ficar debilitado. Não é o caso do seu. Tbm Edson não pode dar alimento durante todo o dia pq ele trabalha fora. No caso do seu, se vc der um pouco de 3 em 3 hr, ele vai ficar bem.

Essas papinhas depois de aberta, devem ser usadas no máximo em 15 a 20 dias, pq elas são perecíveis e azedam, talvez seria melhor vc separar um pouco numa pequena vasilha e deixar o resto na embalagem original fechada no congelador, e ir pegando a quantidade p usar em uns 3 dias. Assim vc evita de ficar abrindo a embalagem original sempre, tbm de espirrar agua na farinha q pode fazer criar mofo. Se vc fizer assim, o produto terá uma duração maior.
    Nunca compre a varejo essas farinhas p papinha, sempre em potes fechados e pequenos p acabar logo e não correr o risco do produto azedar e matar ele por intoxicação.

Lê com carinho a experiência q essas duas usuarias tiveram q acho q vc será a terceira experiência positiva q teremos por aqui, e a medida q ele for crescendo, vai nos mostrando p acompanharmos o crescimento dele.Very Happy
    Edson RJ

Mensagem  Edson RJ em Ter Nov 19, 2013 7:37 pm

Muito boa a dica do congelador Eliseu....  Very Happy 

e tambem não tenho problema com a temperatura do filhote por que depois de alimentado eu o devolvo para o ninho e a mãe o esquenta.

segue a dica do Eliseu que vai dar tudo certo.
    estou torcendo aqui.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Dez 17, 2017 12:37 pm