Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Periquitos e Calopsitas doentes

Compartilhe
    Jader Schuck

Periquitos e Calopsitas doentes

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 4:59 am

bom dia pessoal...bem, pra começar o problema...tempos atras, começaram a sair quitos com o que acredito tenho sido muda francesa. Depois disso, até criei um novo tópico, falando da perda de muitos filhotes...Bem, hoje, o percentual de perda está girando em torno de 80% dos filhotes e os que saem não são la grandes coisas...parecem não estar la muito bem...Estou postando fotos de alguns adultos...e também fotos de calopsitas...olhando, aparentemente não estão bem...só não sei o q fazer...nas calopsitas administrei uma semana de sulfa...abraços a todos

Jader

http://imageshack.us/photo/my-images/820/wtac.jpg/
    Eliseu Patrizi

Re: Periquitos e Calopsitas doentes

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 05, 2013 6:14 am

OI Jader. é mto chato a gente qdo tá criando passar por isso, da um aborrecimento mto grande, até por a gente não saber o q é e o q fazer.
    Bem, a primeiro momento eu colocaria a culpa na alimentação, talvez misturas sem qualidade, já soube de situações q os distribuidores reaproveitam as sementes descartadas p fazer misturas p periquitos.
    Tbm algum tipo de verdura ou leguminosas q vc pode tá usando e ter muito agrotóxico.
    Olha se fossem meus, o q eu faria era da um tempo na tentativa de tirar filhotes e investir em saude p os adultos, somente depois de uns 2 ou 3 meses voltaria a tentar reproduzir , mesmo assim fazendo uma boa limpeza e higienização nos viveiros e ninhos.
    Tenho mais a dizer, mas p não ficar uma msgm imensa num unico espaço, vou esperar vc confirmar q tá acompanhando, ok?
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 7:52 am

obrigado pela atenção Eliseu...seguinte...alimentação, faço minha mistura mesmo...compro sementes direto dos produtores...verduras, todas da minha própria horta...não usamos agrotóxicos nas nossas plantas...mas como moro no interior, somente se vem alguma coisa pelo vento que algum vizinho tenha utilizado

abraço
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 05, 2013 8:05 am

Nesse caso, as chances de ser a alimentação fica mais dificil, mas mesmo assim examina essa sementes q vc recebeu, se estão muito descascadas e com muita poeira, pq mesmo recebendo sementes direto do distribuidor, já peguei sementes com problemas.
    Se der, compra um antitóxico e coloca na agua por uns 3 dias ou mais p limpar o organismo deles. Esse processo é bom p limpar o figado deles até da gordura das sementes.
    Os antitóxicos q uso são MERCEPTON oral, Jovatox oral, Previn oral Hepatóx oral e etc, todos de uso animal. Tbm uso Xantinon Liquido, esse compro em farmacia humana. Coloco no caso dos de animal, 20 gts p 100 ml, e no caso do xantinon humano, uma tampa em meio litro de agua.

Me diz uma coisa, como é a porcentagens da sua mistura e o tipo de sementes q vc usa. Quais verduras q tá usando p eles?
    Olha, vou chegar na parte de tratar possiveis doenças, mas vamos definir primeiro essa parte envolvendo a alimentação e uma desintoxicação do organismo deles.
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 8:23 am

eliseu, sementes uso painço, aveia e girassol...alpiste nao temos por aqui...verduras dou espinafre 3x por semana...e de vez em quando couve e dei 1x folha de cenoura...

aqui em casa temos poço artesiano...será que o problema nao poderia estar na agua?

obrigado
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 8:32 am

Eliseu, esqueci de mencionar antes...dou ovo cozinho de 2 a 3x por semana para os periquitos e todo dia para as calopsitas
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 05, 2013 8:45 am

Jader, se vc quer um plantel resistente p procriar, vc precisa introduzir sementes na alimentação deles. O painço seria a mesma coisa q no nosso caso se comêssemos pão todos os dias, da uma certa energia, engorda, mas não nutre. O painço é carboidrato puro, não tem praticamente nenhum nutriente. Girassol só deve entrar como complemento, ele tem ômegas q é bom, mas é rico em óleo e em excesso mais cedo o um mais tarde vai fazer mal p o fígado. A Aveia, tem tbm beficios mais tem maleficios, é uma semente quente e q engorda, eles comem um pouco mais no inverno, no verão costumam dispensar.

A semente vital p a saude e a vitalidade deles é o alpiste, é mais caro, mas o resultado compensa. principalmente p quem tira filhotes. Aqui na minha mistura, 50 a 60% é de alpiste, as outras sementes fraciono nesses 50 ou 40% restante.

Qto a agua, teria q fazer uma analise, pq algumas aguas de poços tem mto minerais pesados.
    Não tem agua encanada por aí? Vc conseguiria comprar p eles por semana um galão daqueles q se vende de 20 litros de agua mineral de boa procedência. Alguns desses galões por aqui tá em torno de 7 reais.

Vcs bebem dessa mesma agua? Talvez vc pudesse dar p eles filtrada p tirar qualquer concentração de minerais, ou impurezas.
    Mesmo nesses casos o uso de antitóxicos por alguns dias vai ser bom.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 05, 2013 9:07 am

Jader Schuck escreveu:Eliseu, esqueci de mencionar antes...dou ovo cozinho de 2 a 3x por semana para os periquitos e todo dia para as calopsitas
    Jader. eu não uso mais ovo cozido p os meus, percebi q qdo eu dava eles ficavam doentes e com diarreia. Talvez seja pq o ovo cozido precisa ser consumido logo, pq senão azeda.
    Tbm nunca lí q na natureza os psitacídeos comessem proteína animal. sei q passaros de bico reto comem insetos e tal, mas psitacideos nunca soube.
    Prefiro usar uma boa mistura de sementes, rica em alpiste q é a semente mais nutritiva.
    Não forneço mais comida p passaros industrializadas tbm, já perdi varias calopsitas adultas com o uso de algumas farinhas. Depois q parei, nunca mais morreram.
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 5:31 pm

Eliseu...conversei com um criador da região. Ele me disse que teria uma leva de coccidiose por aqui. Será que pode ser isso? VocÊ ja enfrentou algum problema do genero? como combateu?

obrigado

Jader
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Nov 05, 2013 5:40 pm

Para ser coccidiose, vc deve ter introduzido ave contaminada no seu plantel.
    Da p tratar, mas tem q suspender, a reprodução, pq filhotes são muito vulneráveis. E acabam se tornando uma fonte de aumento de qualquer doença, os micro organismo se aproveitam deles pq tem baixa ou nenhuma imunidade.

Para tratar a coccidiose, vc precisa fazer uma boa limpeza no local, fortalecer o organismo por uma boa alimentação. Vermifugar todos com um bom vermifugo de passaros. E usar medicamento próprio p coccidiose.

Eu já usei p tratamento coletivo e preventivo, VETOCOC. Vem varios sachês de 4 grs q podem ser diluidos em 2 litros de agua. Na bula orienta direito como usar, tbm pode saber pela internet.
    Um outro medicamento p coccidiose é BAYCOX, mas é muito caro. Alguns criadores compram de alguém q vende a dosagem fracionada.

Mas mesmo usando, esses medicamentos p coccidiose, vc precisa manter uma boa higienização do local, pq esses micro organismo se espalham pelas fezes.

Mas seria bom vc tentar descobrir se é isso. Num vet de passaros eles descobrem com exame de fezes.
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Nov 05, 2013 5:58 pm

obrigado pela atenção eliseu...realmente não sei o que pode ser, mas acredito q a coccidiose pode realmente ser, pois como estou montando plantel ainda, pode ter vindo algum animal contaminado. A limpeza nos viveiros esta sendo feita a cada 2 dias...agua trocada duas vezes por dia...pra manter a higiene.

grande abraço

se quiser adicionar, meu msn: jfschuck@hotmail.com

Jader
    romalro

Mensagem  romalro em Ter Nov 05, 2013 6:42 pm

O exame de saude seria essencial para descobrir com clareza o que está afetando o plantel, pena que o preço é meio salgado: 180 reais, mas com certeza valeria a pena.
    Se tiver interesse em fazer existe o laboratorio São Camilo que é otimo, fiz o exame das minhas aves lá.
    Em apenas um kit do exame vc pode colher as fezes de um plantel de até 40 aves se não me engano.
    Elas estão com diarreia? que cor?
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Qua Nov 06, 2013 7:37 am

bom dia Romalro....o maior problema nem é tanto diarreia...tem em um ou outro...mas não é o problema maior...o maior problema é a perde de muuuuuuitos filhotes...mais de 80% e eles estão meio abatidos...como nas fotos...

pra exames, tenho q ver como proceder, ja que moro numa localidade que tudo é complicado nessa situação. nem veterinarios que entendam de passaros, temos por aqui...

abração
    caioms

Mensagem  caioms em Qua Nov 06, 2013 8:03 am

Ae Jader... 

mei complicado isso que vc tá passando... mais não desista...
    tomare que de tudo certo ai pra vc..

abraços
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Qua Nov 06, 2013 8:26 am

vlw Caio...estamos na luta...mas como nem terminei as ampliações do meu viveiro, não vou desistir não...vou descobrir o problema e solucionar...pelo q conversei com o eliseu, ja comecei a procurar o problema...

obrigado pela mão de todos...

Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qua Nov 06, 2013 9:12 am

Será q essa sugestão do Romalro, não daria p resolver pelo correio, enviando as amostras p analise?
    romalro

Mensagem  romalro em Qua Nov 06, 2013 4:51 pm

Pois é, eu moro no Pará.. Aqui a situação em relação as aves é meia precária também, pouca gente criando pra valer e se duvidar nem vet. tem também.
    O laboratório São Camilo fica no Paraná, solicitei o exame eles mandaram pra casa pelos correios, eu colhi as amostras de fezes e mandei de volta. Mandei buscar o exame quando tava na promoção (150,00) e eles foram super atenciosos, responderam meus inúmeros e-mails e tal, fui um cliente meio chato e comprovei a competência deles.
    Minha calopsita tava muito abatida, vivia encorujada, o resultado no exame deu micoplasmose e aspergilose. Vou tratar ela com um vet. do Rj que faz consultoria online...
    Aves encorujadas é um mal sinal, pq normalmente as aves precisam fugir de predadores e com isso não costumam mostrar que estão doentes ( pois seriam pressas fáceis) por isso escondem os sintomas e quando chegam a mostra-los e sinal que a coisa não dá mais pra segurar mesmo.
    Boas sorte com seu plantel, vai atualizando!
    Desculpa o texto! Smile 
    AZUL

Periquitos e Calopsitas doentes!

Mensagem  AZUL em Qua Nov 06, 2013 8:42 pm

Jader, apoio o que os colegas falaram. Por aqui quem cria para exposição, nem dá painço. A mistura é de alpiste e um pouco de aveia. Uma boa farinhada e fornecimento de cálcio (casca de ovo triturada e torrada), grit. Interrompa a reprodução por um tempo e transfira suas aves para um gaiolão ou viveiro com fundo de tela ou grade para evitar contato com as fezes. O mesmo cuidado com os comedouros e bebedouros para não serem contaminados com fezes. Quanto aos medicamentos, acredito que o Eliseu é o mais experiente entre nós, pois com o grande plantel que tem, já deve ter vivido a maioria das adversidades que podem acontecer numa criação. Um grande abraço e boa sorte. Desinfete com cloro + água a 50% cada, tudo o que puder e limpe sempre que puder, pois bactérias, fungos e vírus proliferam a todo o tempo!
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Qua Nov 06, 2013 10:58 pm

romalro escreveu:Pois é, eu moro no Pará.. Aqui a situação em relação as aves é meia precária também, pouca gente criando pra valer e se duvidar nem vet. tem também.
    O laboratório São Camilo fica no Paraná, solicitei o exame eles mandaram pra casa pelos correios, eu colhi as amostras de fezes e mandei de volta. Mandei buscar o exame quando tava na promoção (150,00) e eles foram super atenciosos, responderam meus inúmeros e-mails e tal, fui um cliente meio chato e comprovei a competência deles.
    Minha calopsita tava muito abatida, vivia encorujada, o resultado no exame deu micoplasmose e aspergilose. Vou tratar ela com um vet. do Rj que faz consultoria online...
    Aves encorujadas é um mal sinal, pq normalmente as aves precisam fugir de predadores e com isso não costumam mostrar que estão doentes ( pois seriam pressas fáceis) por isso escondem os sintomas e quando chegam a mostra-los e sinal que a coisa não dá mais pra segurar mesmo.
    Desculpa o texto! Smile 
    Desculpa sair do foco do tópico, mais eu moro no Paraná, queria fazer exame de sexagem será que fica mais barato por ser do estado e vale a pena ?
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Qui Nov 07, 2013 5:45 am

obrigado pela atenção pessoal

vou seguir as recomedações...laboratorios mesmo, é no paraná mesmo...mas isso vou dar uma segurada mesmo...vou começar o tratamento essa semana

grande abraço a todos
    romalro

Mensagem  romalro em Qui Nov 07, 2013 4:11 pm

Felype Serrano escreveu:
    romalro escreveu:Pois é, eu moro no Pará.. Aqui a situação em relação as aves é meia precária também, pouca gente criando pra valer e se duvidar nem vet. tem também.
    Desculpa o texto! Smile 
    Desculpa sair do foco do tópico, mais eu moro no Paraná, queria fazer exame de sexagem será que fica mais barato por ser do estado e vale a pena ?
    Felipe o preço da sexagem é 13,00 reais, tanto pro Pará quanto pro Paraná! lol! lol! 
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Qui Nov 07, 2013 9:18 pm

romalro escreveu:
    Felype Serrano escreveu:
    Desculpa o texto! Smile 
    Felipe o preço da sexagem é 13,00 reais, tanto pro Pará quanto pro Paraná! lol! lol! 
    Obrigado Cool 
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Dez 03, 2013 8:36 am

bom dia pessoal

primeiramente, digo que passei um tempo afastado, pq passei umas ferias no hospital. quando a fase é ruim, tudo ajuda pra piorar...mas falando dos periquitos...o problema segue...quero retirar eles dos viveiros....e fazer uma limpeza nos viveiros onde aconteceu o problema...depois de limpo e descontaminado...qto tempo vcs acham q preciso deixar sem nenhum bicho dentro, até poder colocar eles novamente de volta?

abraços
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Ter Dez 03, 2013 8:49 am

Jader, assim q vc fizer uma boa limpeza, da uma pintura p cobrir as contaminações nas paredes e chão, não esquece de usar um bom produtos p desinfetar poleiros, tela, e outras partes q vc não poder dar uma pintura de cal. Eu uso clor puro e uso borrifador p chegar em todas as partes.
    Acho q depois q vc tiver certeza de q fez uma boa higienização, espera passar uns dias p qualquer cheiro sair.
    Tbm, eu faria uma seleção dos casais, ficaria somente com os casais q estão bem saudaveis e q te deram filhotes melhores. Se for preciso, se desfaz dos casais q vc não tem confiança. As vezes começarmos com poucos saudaveis, logo teremos uma colônia saudavel.
    Espero q vc tbm melhore sua saude.Very Happy 
    Jader Schuck

Mensagem  Jader Schuck em Ter Dez 03, 2013 2:46 pm

obrigado Eliseu...vou fazer uma seleção aqui...quem tiver na dúvida, vou me desfazer...grande abraço

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Ago 17, 2017 7:14 pm