Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

SALVANDO FILHOTES!

Compartilhe
    AZUL

SALVANDO FILHOTES!

Mensagem  AZUL em Qui Out 31, 2013 7:49 pm

Nesse tópico gostaria que todos postassem suas experiências positivas ou negativas, para ajudar em casos de emergência, e salvar o maior número de filhotes que puder. Pois é triste ver um morrer depois de acompanhar desde o ovo.

Experiências:

01 - Caixotinho para filhotes se protegerem de agressão quando saem do ninho (Dica de um amigo). Deu certo sempre, às vezes ficam só com a cauda machucada, mas dá tempo de salvar.

02 - Tela na porta do ninho para pais agressivos. (As marcas no lado da entrada é sangue seco de antes de por a tela). Pedaço da tela ao lado para melhor visão - Tela soldada em loja especializada em telas.

Filhotes já separados e salvos, e com penas quase completas, pois ficaram em "carne-viva" após a agressão. OBS: Durante o tempo que ficaram presos eu jogava alpiste no ninho e quando os tirei, juntei com dois filhotes que já sabiam comer numa gaiola.

Eliseu Patrizi

Re: SALVANDO FILHOTES!

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Nov 01, 2013 8:18 am

Eu vou daqui p frente usar esse seu metodo AZUL, são raros os casais q tenho aqui q arrancam as penas dos filhotes, mas normalmente eu me desfaço. Mas as vezes é de uma mutação q a gente quer manter, esse metodo q vc usa, me ajudar a evitar desfazer de pais q fazem isso. Gostei da ideia.Very Happy 
    caioms

Mensagem  caioms em Sex Nov 01, 2013 8:42 am

Belo topico Azul...

vai ajudar muito quem passa por esse problems
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Sex Nov 01, 2013 1:18 pm

Muito legal !
    Só não entendi o de colocar a caixa no chão, os pais vão continuar alimentando sem problemas ?
    AZUL

SALVANDO FILHOTES!

Mensagem  AZUL em Qua Nov 06, 2013 6:54 pm

Felype, se é do caixotinho que você está falando, ele só serve como uma rota de fuga, um esconderijo, que ponho com casais que possam agredir filhotes, geralmente, quando eles empenam no ninho e o pai já trata, eu retiro a fêmea. Assim evito uma postura antes dos filhotes se alimentarem sozinhos e geralmente é quando acontece a agressão por ciúme do ninho. Mas, caso aconteça eles tem onde se esconder e evitar morte. Se preciso eu ajudo alimentando e separo numa gaiola com dois filhotes que já comem sozinhos e eles aprendem. Desculpe o texto.
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Qua Nov 06, 2013 10:56 pm

Que isso, o texto faz parte do aprendizado.
    Agora eu entendi, é tipo uma caixa reserva né, gostei da ideia se eu precisar uma dia vou fazer isso. study 
    erisson

Mensagem  erisson em Seg Nov 11, 2013 2:27 pm

Olá amigos,

fazia tempo que não escrevia aqui. Vou colocar aqui uma experiência que pode ajudar os que tem o problema da mãe jogar o filhote fora do ninho.

Bem, como sabem, quanto mais jovem o filhote, mais calor ele vai precisar para manter-se vivo. Nesta etapa, o calor da mãe é importante e manter-se dentro do ninho fundamental. Mas, pode ocorrer, de os pais, acidentalmente ou não, jogarem o filhote fora do ninho. Neste caso, quanto mais rápido vc perceber o ocorrido melhor. 

Quando isso acontece comigo aprendi a esquentar o filhote. De que maneira? Colocando ele envolto pela minha mão em cima da chama do fogão. Mantenho uma distância segura, para não me queimar ou queimar o filhote, e fico com ele na mão um tempo. Nos intervalos, eu uso o hálito, para esquentar um pouco o pequeno e dou um golinho de água morna (só um gole, uma gotinha). Faço isso até que ele comece a se mover e piar...aí é só voltar ele para o ninho. Lembrando de depois de umas duas horas, olhar para ver se ele está sendo alimentado pela mãe, senão trocar de ninho ou alimentar na mão, ok?

Espero ter ajudado.

abs
    Erisson
    AZUL

SALVANDO FILHOTES!

Mensagem  AZUL em Qua Dez 11, 2013 6:11 pm

Oi Erisson, obrigado por apoiar este tópico. Que acredito que possa ajudar muitos que estejam em apuros. Também utilizo seus métodos para filhotes com hipotermia. Atualmente substituí o lance do fogão, por um "SECADOR de cabelos" que mantenho no criadouro e serve também para soprar alpiste. Por sinal, minha esposa até hoje fala que não lembra para quem emprestou o secador. Aproveitei para fazer a média e dei um melhor para ela (ficou rindo à toa, rsrs.).
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Fev 06, 2014 4:22 pm

Pessoal, eu tenho uma fêmea rendada q ela sempre machuca os filhotes dela qdo estão começando nascer as penas.
    Eu nem deixo ela criar os próprios filhotes q coloco p outra fêmea criar, mas sempre deixo um filhote normal p ela criar p fazer o ciclo.
    Nessa ninhada, assim q percebi ela agredindo as penas do filhote unico, resolvi aplicar a dica do AZUL e foi um sucesso.
    Como o filhote ainda é mto novinho, coloquei ele na parte da frente e coloquei uma tela q da p ela enfiar só a cabeça p alimentar, e tá dando tudo certo.
    Gostei muito, o filhote agora tá ficando bonito, e está sendo bem alimentado sem ser agredido. Very Happy 

Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Qui Fev 06, 2014 7:11 pm

A tela no caso tem que ficar na porta do ninho né ?

Mas os pais conseguem alimentar nesse tipo de tela que colocamos em nossos viveiros ?  scratch 
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Fev 06, 2014 7:33 pm

O segredo e deixar um abertura, q o filhote consiga colocar a cabeça p fora p pedir comida, ou que entre com folga a cabeça do pais, mas não passe o corpo.
    Assim eles conseguem alimentar os filhotes q tenham um tamanho p vir pedir comida, mas não conseguem arrancar as penas do corpo dos filhotes.
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Qui Fev 06, 2014 8:10 pm

Ah sim, entendi, que legal então funcionou direitinho ?

Mas os pais não tentam entrar no ninho ou arrancar a tela ?

Se isso acontecer aqui em casa eu vou tentar...

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 9:22 pm