Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

É possível gerar um hibrido entre esses dois psitacídeos?

Compartilhe
    Levy Viana

É possível gerar um hibrido entre esses dois psitacídeos?

Mensagem  Levy Viana em Qua Jul 31, 2013 7:21 pm

Enfim galera, muitos criadores de canários acabam criando híbridos entre canários e pintassilgos. Agora eu me peguei na dúvida... Seria possível criar um híbrido entre um bourke neophema e um periquito australiano? Alguém já ouviu falar ou já presenciou um hibrido entre esses dois psitacídeos? Aqui está um bourke   E aqui um Periquito Australiano comum...
    Levy Viana

Re: É possível gerar um hibrido entre esses dois psitacídeos?

Mensagem  Levy Viana em Qua Jul 31, 2013 7:37 pm

Acho que seria melhor cruzar com um periquito inglês, por causa do tamanho.
    David Loiola

Mensagem  David Loiola em Qua Jul 31, 2013 7:50 pm

nossa nunca vi essa cor ...
    extranho mas parece fake
    Levy Viana

Mensagem  Levy Viana em Qua Jul 31, 2013 8:25 pm

É um bourke rosa. É outra espécie de psitacídeo =)
    romalro

Mensagem  romalro em Qui Ago 01, 2013 8:41 pm

1º pelo que sei hibrido é o resultado de um cruzamento entre duas variedades de UMA só especie..
    bourke e australianos são especies diferentes..
    De um possivel cruzamentos destes nasceria um mestiço que seria infertil..
    Porém existem inúmeras barreiras pra troca de genes entre e provavelmente o embriao não se formaria..
    Levy Viana

Mensagem  Levy Viana em Qui Ago 01, 2013 8:48 pm

Tem razão Romalro
    Levy Viana

Mensagem  Levy Viana em Qui Ago 01, 2013 9:00 pm

Bourke >>> Ordem: Psittaciformes, Família: Psittacidae, Gênero: Neophema

Periquito Australiano >>> Ordem: Psittaciformes, Família: Psittacidae, Gênero: Melopsittacus
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Sex Ago 02, 2013 12:28 pm

Alguém entendido em genética poderia nos esclarecer essa dúvida!

E canários e pintassilgos, são a mesma espécie?
    Romeu

Mensagem  Romeu em Seg Dez 02, 2013 11:04 am

Existem vários casos documentados, de espécies diferentes que foram hibridizadas e o resultado foi satisfatório, como o gato "Bengal", que foi o resultado do cruzamento do gato doméstico e do leopardo asiático, e do canário vermelho, que foi o cruzamento do canário com o Tarim da Venezuela... em casos de hibridação, a maioria dos descendentes é infértil, porém pode ocorrer que alguns sejam férteis, e é com esses descendentes férteis que devemos "trabalhar" para fixar uma nova característica.
    Na natureza a hibridação é utilizada, às vezes, como preservação de determinadas espécies ameaçadas, como o cruzamento do Chorão com o Curió, conforme documentado na seguinte página da Internet:

http://www.cantoefibra.com.br/Curio/ArtigosG/Hibridismoemesticagem.htm

O Burque Rosa e o Periquito Australiano são espécies distintas, más são da mesma família e tem estrutura bem parecida, como tamanho, formato da cauda, etc. Portanto há grande chance do acasalamento ocorrer com sucesso e serem conseguidos alguns descendentes férteis, como ocorreu nos casos citados acima.
    Quando cruzamos espécies diferentes chamamos de hibridação, e quando cruzamos indivíduos da mesma espécie, más de raças (tipos) diferentes, chamamos de mestiçagem, como é o caso de cães mestiços, ex.: Husky Siberiano x Pastor Alemão.

Abraços.
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Seg Dez 02, 2013 2:18 pm

THIAGO BR escreveu:Alguém entendido em genética poderia nos esclarecer essa dúvida!

E canários e pintassilgos, são a mesma espécie?
    Thiago, o que nasce de pintassilgo com canário é híbrido (espécies diferentes) e, mestiço é o que nasce da mesma espécie...Por exemplo, cruzamento entre periquito inglês e australiano(mesma espécie - Melopsittacus undulatus) resulta em um mestiço. Cruzamento entre duas raças de cachorros tbm resultam em mestiços pois são da mesma sp Canis lupus familiaris

Então, não entendo muito bem mas acho que o cruzamento entre os dois periquitos não daria certo por causa do número de cromossomos e talvez pelos pigmentos de cada espécie... Mas como o Romeu disse, são duas espécies bem parecidas, então pode ser que de certo! rs Very Happy
    Levy Viana

Mensagem  Levy Viana em Seg Dez 02, 2013 2:53 pm

Mas acho que seria melhor cruzar o bouke rosa ou uma rosela com o periquito australiano de padrão inglês, pois possuem um tamanho parecido... Também acredito que daria certo e poderia manter a cor, assim como aconteceu com os canários cruzados com pintassilgos venezuelanos.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Dez 02, 2013 3:56 pm

Já vi certa vez o site de um criador de calopsitas q conseguiu filhotes de calopsita com outra especie.
    Não lembro mais onde foi q encontrei o site, mas lembro q ele anunciava p venda os filhotes resultantes da mistura como exótico.

Última edição por Eliseu Patrizi em Ter Dez 03, 2013 8:53 am, editado 1 vez(es)
    LeonardoLSS

Mensagem  LeonardoLSS em Seg Dez 02, 2013 8:23 pm

Olha, eu acho que se fosse possível o cruzamento, já existiria por ai. Já fui em vários criadores que possuíam ambas as espécies, mas nunca vi/ouvi relatos de periquitos acasalados com bourkes. Criá-los juntos em colônias parece que é possível, não darei certeza disto, mas o bourke é uma ave muito calma, seria mais provável um periquito atacá-la do que ela atacar um periquito asduhasdhuadhsu.

Já vi na internet um cruzamento de calopsita com cacatua galah, mas como dito pelos nosso colegas acima, os filhotes eram inférteis.

Aqui tem um link que mostra o resultado do cruzamento da calopsita com a cacatua galah: universodascalopsitas.blogspot.com.br/2011/07/galah-x-cockatiel-galatiel.html

Nota: este bourke rosa é lutino, o bourke rosa normal tem cores predominantes rosa e preto.
    Wendel

Mensagem  Wendel em Ter Dez 03, 2013 8:07 am

Romeu Bari escreveu:

Existem vários casos documentados, de espécies diferentes que foram hibridizadas e o resultado foi satisfatório, como o gato "Bengal", que foi o resultado do cruzamento do gato doméstico e do leopardo asiático, e do canário vermelho, que foi o cruzamento do canário com o Tarim da Venezuela... em casos de hibridação, a maioria dos descendentes é infértil, porém pode ocorrer que alguns sejam férteis, e é com esses descendentes férteis que devemos "trabalhar" para fixar uma nova característica.
              Na natureza a hibridação é utilizada, às vezes, como preservação de determinadas espécies ameaçadas, como o cruzamento do Chorão com o Curió, conforme documentado na seguinte página da Internet:

http://www.cantoefibra.com.br/Curio/ArtigosG/Hibridismoemesticagem.htm

O Burque Rosa e o Periquito Australiano são espécies distintas, más são da mesma família e tem estrutura bem parecida, como tamanho, formato da cauda, etc. Portanto há grande chance do acasalamento ocorrer com sucesso e serem conseguidos alguns descendentes férteis, como ocorreu nos casos citados acima.
              Quando cruzamos espécies diferentes chamamos de hibridação, e quando cruzamos indivíduos da mesma espécie, más de raças (tipos) diferentes, chamamos de mestiçagem, como é o caso de cães mestiços, ex.: Husky Siberiano x Pastor Alemão.

Abraços.

Compartilho da mesma opinião, Romeu.

É certo que isso não é algo que aconteça com tanta facilidade, há mais chances de sucesso em animais que compartilhem o mesmo Gênero como no caso dos Tigre e Leões de dão origem a animais chamados Ligre e Tigreão.

Leão x Tigresa = Ligre (animal de proporções descomunais)
    Tigre x Leoa = Tigreão (animal de proporções comum aos pais)

Como podem perceber, até a ordem do cruzamento pode influenciar o resultado.

Contudo, o caso acima, é referente a animais do mesmo gênero mas de espécies diferentes. No caso do Bouke Rosa e o Periquito australiano, são animais de gênero e espécies distintas, mas mesmo assim, há um caso de um cruzamento parecido entre uma calopsita e uma cacatua Galah que são de gêneros e espécies diferentes. O resultado desse cruzamento, foi um animal batizado de Galatiel.

Romeu

Mensagem  Romeu em Qua Dez 04, 2013 5:03 am

A classificação científica é um pouco relativa, há alguns anos atrás, o homem não pertencia à mesma Família dos gorilas, chimpanzés e orangotangos, más após um estudo a nível genético, descobriu-se que o homem é mais de 98% parecido geneticamente com estas espécies e, depois disso, os cientistas começaram a classificar o homem na mesma Família dos gorilas, chimpanzés e orangotangos.
    Eu não creio que foi feito ainda uma análise a nível genético do Burque e do Periquito Australiano, eu acho que a classificação científica destas espécies foi feita tendo como base apenas o fenótipo (características externas) de cada uma; portanto, pode ser que estas duas espécies sejam geneticamente mais parecidas  do que pensamos...

Eu comecei a postar neste tópico, porque eu crio Burque Rosa e Australianos, e estou tentando hibridizar essas duas espécies há alguns meses, eu quero tentar transmutar a cor vermelha dos Burques para os Australianos, como fizeram com os canários, más os casais que eu formei ainda são jovens... como os Burques tem um tempo certo para procriarem, eu formei casais com fêmeas de Burque Rosa (opalinas) e machos de Australiano amarelos de olhos pretos, pois os machos de Australiano são tarados (rsrsrs) e quando as fêmeas de Burque estiverem prontas para procriarem, os machos de Australianos já estarão prontos... os Australianos já estão alimentando as fêmeas de Burque no bico...
    Abraços.
    Wendel

Mensagem  Wendel em Qua Dez 04, 2013 1:31 pm

Nos mantenha informado, Romeu. Eu tenho especial interesse nessas experiências. Para um contato mais direto, meu email pernambuquitos@gmail.com ou mande mensagem no facebook no link http://fb.com/pernambuquitos
    Darlan corrheia

Mensagem  Darlan corrheia em Qua Dez 04, 2013 7:13 pm

Então eu acredito também ser possivel nascer uma nova especie a partir de especieis diferentes como vi ate nas fotos sobre a calopsita com outra ave que nasceu um hibrido exotico muito bonito .

Outro cruzamento que ocorreu aqui no brasil foi na questão de uma ararinha azul á das menores araras , li em artigos que ela ta realmente extinta da região nordeste do Brasil onde habitava e a caça exessiva dessa especie fez á desaparecer , alguns anos depois foi encontrado essa especie Cyanopsitta spixic andando junto de outra especie totalmente diferente o Primolius maracan .
    Com uma tentativa desesperada de ter essa especie de novo, foi feito o cruzamento dessa especie em zoologico , conseguindo alguns ovos galados , porém sem o desenvolvimento completo do embrião , a um tempo não pesquiso mais sobre esse assunto , mais especies diferentes conseguiram ao menos galar ovos isso quer dizer que pode sim haver desenvolvimento .
    E se conseguir uma nova especie .

Arara-canindé e Arara-vermelha-grande
    Também em zoologico ou mesmo na natureza, encontraram essas especies cruzando e conseguindo crias , muitos coloridas ..
    Felype Serrano

Mensagem  Felype Serrano em Sex Dez 06, 2013 9:36 am

Romeu, muito legal sua atitude de expor sua ideia com o pessoal do fórum, acho que é um assunto muito polêmico e que gera muita curiosidade.
    Assim que tiver dando sucesso com o casal vai colocando notícias por aqui, boa sorte ! Wink 
    Romeu

Mensagem  Romeu em Sex Dez 06, 2013 12:52 pm

Valeu pelo incentivo galera, eu estou bastante otimista neste meu projeto de introduzir a cor vermelha nos Periquitos Australianos; eu estou preparando bem os casais, estou fornecendo diariamente vitamina "E" com selênio (Avitrin Reprodução) às aves...
    Vou deixar vocês informados das novidades...
    Abraços.
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sex Dez 06, 2013 7:26 pm

Uma sugestão: Seria interessante você tentar com dois casais. Em que em um casal o periquito seja o macho e no outro a fêmea. Pelo que li, há alguns detalhes que essa inversão faz diferença.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 17, 2017 11:18 pm