Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Ajuda com comida e doença

Compartilhe
    Pandorah

Ajuda com comida e doença

Mensagem  Pandorah em Ter Jun 25, 2013 2:34 pm

Olá, gente! Sou nova aqui, e estou aprendendo muito lendo os tópicos de vocês. Pensei em abrir esse pra vocês analisarem se estou fazendo certo.
      Em março, achei na chuva um periquito "filhote" (devia ter uns 40 dias, acho). Parecia saudável, mas tinha uma casquinha na lateral do bico, que eu não dei importância, não sabia o que era. Ele estava saudável e feliz depois do período de adaptação.
     Agora, no meio de junho, ele começou aquela muda, das penas dos filhotes pras penas de um quito mais velho (perdeu aquele ondulado da cabeça, a íris branca apareceu, etc). Nesse período, ele me pareceu mais quieto, que eu vi ser normal, mas a casca na lateral foi crescendo. Pesquisando aqui eu percebi que era sarna, e estou passando Dolemil. Em três dias diminuiu muito, saiu até uma crostinha debaixo do bico no cotonete. Meu medo é que ele não para quieto na hora de passar, mesmo segurando bem, e já deve ter comido um pouquinho de pomada. Eu tento evitar, mas acontece, será que é muito tóxico? Estou passando por precaução nas patinhas tbm, e ele coça essa parte, tenho medo que ele se intoxique, mas até agora (é o quarto dia) está bem.
     O cara da petshop que eu fui tbm me deu Bella Ave todo dia, pra ministrar na agua, mas tenho a impressão que ele tem bebido menos agua agora que o gosto mudou!
      Segunda dúvida, eu dou pra ele mistura de sementes pronta e também aquela ração extrusada (da Nutrópica). Ele come a ração, mas se ficar sem a mistura de sementes ele fica louco, então deixo os dois à disposição, tudo bem? E vou começar a fazer minha mistura de sementes, pensei em 60% alpiste, 20% painço, 10% aveia e 10% linhaça (penso em diminuir um pouco linhaça e aveia quando passar a muda,e esse período de stress da sarna, ou se ele começar a engordar). Está ok a mistura? Frutas ele não gosta (tentei maça, banana e laranja), nem cenoura (não tentei mais nda ainda)! Também tentei colocar farinhada pra ele junto com as sementes (aquela de Calopsitas da Nutrópica, está dizendo que serve pros quitos tbm), mas ele não se interessa nadinha.
     Enfim, valeu a atenção, adorei o fórum, e assim que o meu Tico melhorar, vou arrumar uma namoradinha pra ele. Nunca pensei que seria tão gratificante cuidar de um passarinho. E parabéns pelo fórum.
    THIAGO BR

Re: Ajuda com comida e doença

Mensagem  THIAGO BR em Ter Jun 25, 2013 5:18 pm

Olá Pandorah, primeiramente seja bem vinda!

Agiu certinho em relação a sarna, dolemil é muito eficaz, evite que ele coma, mas se o fizer em pequena quantidade, não dá nada!

Depende da mistura que vc usa, sua alimentação está boa.

É normal que ele beba menos água com o medicamento também, o gosto deve ficar ruim, experimente tirar a água durante a noite, e recoloque pela manhã com o remédio, ele estará com sede e vai beber.

Quanto a mistura de sementes, a quantidade de alpiste que pensa em usar está boa, eu só trocaria a linhaça pelo girassol, aqui em casa eles nunca gostaram de linhaça, já o girassol é o primeiro que comem.

Depois de tudo isso resolvido, a hora é de providenciar uma parceira pra ele (se for macho), eles convivem melhor acompanhados. (poste fotos para vermos seu rapaz).

Espero ter ajudado! Sucesso na criação!
    Pandorah

Mensagem  Pandorah em Ter Jun 25, 2013 6:14 pm

Entendi. Agora ele tá comendo menos Dolemil (acho que percebeu que quanto menos ele esperneia, mais rápido acaba, tadinho!). E incrível como faz efeito rápido. Pra sarna, serve aquela AVAX tbm, n é? Qual seria a diferença?
     E eu pensei em linhaça no lugar de girassol pq o Tico não gosta muito de girassol. Não sei se ele come linhaça também,pensei em tentar,e aveia ele come pouco mas come. Com girassol, pensei em comprar separado, porque o da ração ele não come (sempre pego as semente inteiras pra fora da gaiola, ou ele só tira a casca e deixa cair o miolo), mas quando eu brinco com ele e dou sem casca, ele come na minha mão um ou dois.
     E obrigada pela resposta rápida, hahaha
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Ter Jun 25, 2013 9:46 pm

Sempre que estiver por aqui, é um prazer ajudar a quem puder.

Na verdade o nome do remédio alternativo é ALAX, nunca usei aqui, porém aprendi um que tenho usado e resolve muito, ele é o ivermectina 1%, mesmo composto do ALAX inclusive, só que esse já aprendi usar e funciona mesmo!

Quanto ao girassol e linhaça não tem problema nenhum sibstituir, vai do gosto dele!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 3:40 am