Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Novata!!Duvidas!!mutação e sexagem!!

Compartilhe
    Clarinha

Novata!!Duvidas!!mutação e sexagem!!

Mensagem  Clarinha em Sab Jun 22, 2013 8:27 am

Bom dia!!

Sou nova neste forum e na criação de periquitos... no momento tenho 7 aves... 5 estão em um viveiro comunitario e um casal padrão ingles em gaiola separada sendo preparado p/ reprodução...

A minha femea que já se acreditou ser macho, agora fiquei em duvida pois li que somente machos podem ter asas canela, e me falaram que esta femea tem asas canela... ai a duvida... A primeira duvida....
    Como adquiri esta ave num pet daqueles beeeem ruinzinhos... que entrei de curiosa nunca imaginei qual seria a idade desta ave etc, tem como descobrir só de olhar p/ ela??
    O macho que esta com ela tem 1 ano e 6 meses foi comprado de um criador mais correto... acredito que ele seja um verde claro normal...

Seguem fotos

Macho

Femea

Faz um mes que esta femea comigo e ela sempre teve essa falha nas penas não sei se ela arranca...

Se eles reproduzirem, quais cores poderão surgir? todos verde claro normal portadores?

Aceito todo tipo de dicas, pois estou beeem confusa ainda!!

Desde já agradeco
    Clarinha

Re: Novata!!Duvidas!!mutação e sexagem!!

Mensagem  Clarinha em Sab Jun 22, 2013 8:45 am

De inicio coloquei os  2 em uma gaiola separada e separei visualmente das minhas outras aves, mas elas ainda se ouvem, por isso estou adaptando outro local mais afastado p/ colocar estes 2 para que formem o casal...

No momento eles estão juntos a 3 dias desde 19/06.. Vi o macho entrar no ninho e lá ficar muito tempo... A femea deu uma olhada no ninho, ameacou entrar, mas não foi.... Eles ficam bem juntos e a femea vive a seguir o macho na gaiola, sua narina ainda não esta marrom, mas esta ficando em tom palha proximo as narinas.
    Estou tratando ambos com vitagold... esta semana irei administrar um vermifugo na seguinte o avitrin reprodução ....

Na alimentação deles dou mistura de sementes para periquitos, farinhada industrial zoofood, milho verde 1 vez na semana, sitck de sementes(aqueles palitinhos) e a pedra de calcio....
    Algumas dicas p/ ajudar eles a criarem??
    Estou no Caminho certo??
    Haja ansiedade!!!

Desde já agradeco...
    symon-machado

Mensagem  symon-machado em Sab Jun 22, 2013 9:10 am

se ele ja esta entrando no ninho, sim vc esta no caminho certo...
    quanto as mutaçoes se nao m,e engano são:verde opalino,cobalto asas cinzas
    Clarinha

Mensagem  Clarinha em Sab Jun 22, 2013 9:38 am

Vi ele entrar no ninho diversas vezes e agora deu uma parada ele olha e olha p/ dentro do ninho, a femea tambem tem feito isso!!

A femea não é asa canela??e sim asa cinza?
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sab Jun 22, 2013 9:35 pm

Oi Clarinha, tudo bem ?

Então, o seu casal inglês é composto de um macho normal verde claro e uma fêmea cobalto asa canela. A mutação asa canela é ligada ao sexo, um macho pode ser asa canela ou portador de asa canela. Já as fêmeas não podem portar, apenas ser.

Podem nascer machos e fêmeas normais verdes claros, verdes escuros, celestes e cobaltos. Os filhotes machos serão portadores de asa canela e vão poder gerar fêmeas asa canela. Ele tbm pode ser portador de alguma outra mutação ligada ao sexo como opalino, canela, etc e o casal pode ser portador de alguma mutação recessiva como AR, diluído, etc. mas aí só descobriremos com os filhotes.

Infelizmente não tem como saber a idade deles pela aparência, só se tiver anilha ou o antigo dono ter o registro dos nascimentos.
    Clarinha

Mensagem  Clarinha em Dom Jun 23, 2013 7:07 am

Somente o macho é anilhado, ele tem 1 ano e 6 meses acredito uma boa idade para reproduzir...Estava em duvida mesmo se o macho era verde claro normal ou opalino....

Vou aguardar espero que de certo

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Jun 27, 2017 2:56 am