Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

    Socorro... não sei o que fazer...

    Compartilhe

    raquel ferreira da silva

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 02/05/2013

    Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  raquel ferreira da silva em Qui Maio 02, 2013 4:36 pm

    olá, por favor me ajudem, minha periquita tem 10 meses, teve sua primeira postura, botou 4 ovos, depois ficou mais de uma semana parecendo que tem outro garrado, ficava quieta, isolada, parou de chocar os ovos, e ficou com a voz super aguda, como de um apito, bem fininha mesmo, agora de 2 ou 3 dias pra cá tô preocupada porque ela está com um papo enorme, as coisas q eu fiz fora,: passar óleo nela, depois outro dia coloquei ela perto do vapor da agua e pus mais óleo, a voz melhorou no dia, mas já está fina de novo, enfim, to com medo dela estar com algum problema no pulmão, sei lá, e tem a questão do ovo que ela fica mexendo o rabo como se quisesse botar e nao consgue, me ajudem... por favor...

    jcesardutra

    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    Re: Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  jcesardutra em Qui Maio 02, 2013 10:52 pm

    Impossibilidade para colocar o ovo. (entalado).

    Se trata do sofrimento de algumas periquitas na impossibilidade de colocar um ovo que se encontra preso por motivos externos á sua vontade. Sê não agirmos rápidamente pode resultar na certeza da morte da fêmea em pouco tempo além das fortes dores que ela ficará sentindo durante todo o tempo. As causas da obstrução da cloaca podem ser varias, sobre tudo se são fêmeas muito jóvens e por isso impróprias para criar. Também pode se encontrar a causa em um ambiente muito frio que dificulte a dilatação da cloaca e daí maior ocorrência no inverno. Há também a possibilidade de um forte susto que segundo alguns criadores é um fator que pode contribuir para entalar o ovo.
    Síntomas: Estas fêmeas se portam como se estivessem sentadas em suas próprias pernas ou no fundo da gaiola e com as penas oriçadas, respirando fortemente e movendo a cola para cima e para baixo. A cloaca estará enrijecida e inchada, algumas vezes com o oveiro para fora. Sê apalparmos com muito cuidado o abdomen notaremos o ovo.
    Tratamento: Em nenhum caso devemos tentar empurrar o ovo com força para que ele saia, pois poderia quebrar e seria de um grande risco de morte. O tratamento é dar calor para a fêmea para que ajude na dilatação e o ovo consiga ser expulso. É indicado uma gota de oliva na boca e algumas gotas na cloaca, depois, segurando-a firme com uma das mãos podemos aproximar a cloaca de um copo ou outro vasilhame com água quente para que o calor do vapor ajude na dilatação e com bastante cuidado para não queimá-la. Isto deve ser feito por uns 10 minutos seguidos e a cada duas ou três horas. O ideal seria colocar uma bolsa ou saco plástico com água quente no fundo da gaiola protegido por um pano úmido. Ela ficaria sobre este material o que iria ajudar bastante na dlatação. A gaiola tem obrigatóriamente que ficar coberta por m pano ou um plástico para que se consiga uma boa temperatura. O calor é o segredo do sucesso no tratamento.
    Como recomendação para evitar este acidente devemos aquecer o ambiente do criadouro no inverno e principalmente só acasalar fêmeas na idade adulta.


    jcesardutra

    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    Re: Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  jcesardutra em Qui Maio 02, 2013 10:59 pm

    Saboreando a leitura das páginas da revista Brasil Ornitológico ano XXI - número 87, página 34, me deparei com o seguinte título:

    PREVENÇÃO E CUIDADOS PARA A CRIA. De Guillermo Cabrera Amat.

    Depois da recomendação de vários importantes cuidados com nossas aves e pássaros ele nos recomenda:

    "Não deve faltar a ocitocina para salvar aquelas fêmeas que não conseguem por o ovo, três linhas da seringa de insulina injetadas embaixo da pele do peito e ela expulsará o ovo em 30 minutos".

    Fico pensando em quantas fêmeas que sofrem com este problema, além da dor que sentem podem vir a morrer, pois muitos criadores iniciantes não sabem o que fazer.

    Como foi explicado em outro artigo anterior deste blog, gotas de óleo, calor local e paciencia acabam por resolver este problema, mas com esta visão técnica, partindo desta ajuda medicamentosa me parece bem mais rápido e adequado o tratamento. Que cada um de nós consulte a um veterinário para qualquer caso de dúvidas, mas com certeza ficou mais fácil resolver este grande problema que todo criador já presenciou.

    raquel ferreira da silva

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 02/05/2013

    Re: Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  raquel ferreira da silva em Sex Maio 03, 2013 11:13 am

    obrigada pelas dicas, mas e a voz que ficou super aguda, e o peito que tava parecendo uma bola mas está diminuindo? a voz está me preocupando, mas quando pus ela no calor, a voz melhorou, no outro dia voltou a ficar fina...
    avatar
    Wallarson Sant'ana

    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 22
    Localização : Curitiba/PR

    Re: Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  Wallarson Sant'ana em Seg Maio 06, 2013 3:45 pm

    Oi Raquel, tudo bem ?

    A questão do papo inchado, é normal em fêmeas que estão em postura, o papo dela dilata para poder armazenar mais comida e posteriormente repassar para os filhotes. A voz aguda que você fala, ela fica fazendo o barulho para pedir comida ao macho, certo ? se for, é normal tbm Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Socorro... não sei o que fazer...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 8:29 pm