Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

    Asa quebrada

    Compartilhe

    rogersgtrs

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 22/03/2013

    Asa quebrada

    Mensagem  rogersgtrs em Sex Mar 22, 2013 9:52 am

    Olá sou novo no forum e peço ajuda de voçes para aseguinte situação: no quintal da minha casa existem bastantes arvores: mangueiras, açaizeiro, goiabeira, entre outras.Com isso todas as manhã vários passaros e periquitos veem se alimentar das frutas das arvores, só que um infeliz, que eu ainda não sei quem é, andou dando tiros com uma arma de ar comprimido nos mesmos, matou vários passaros. Só que eu encontrei um periquito, que eu acredito ser o Brotogeris tirica,com a asa quebrada por um tiro, como o mesmo é animal acostumado com a vida livre ele é muito arisco e bravo. Então eu pergunto: como trata-lo para que eu possa solta-lo de novo à natureza e no caso de descobrir o atirador como denuncia-lo. Desde já agradeço a atenção.
    avatar
    erisson

    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Re: Asa quebrada

    Mensagem  erisson em Sab Mar 23, 2013 12:13 am

    Vamos por partes:

    - para denunciar o idiota que fez isso, vc só precisa pegar os dados dele, ir numa delegacia e efetuar um boletim de ocorrência de maus tratos de animais, incluindo o fato de que ele matou várias aves. (fotos ajudariam)

    - sobre o animal, primeiro vc precisa colocar em um gaiola de bom tamanho e sem nada que possa machucar ele, caso ele se debata. Em seguida, manter a ave aquecida (coloque-o em um lugar quietinho, onde as pessoas não fiquem estressando o coitado e pode usar uma lâmpada de 40 w perto da gaiola para aquecer). Depois vc pode aplicar umas poucas gotinhas de dipirona na água dele, isso ajudará a tirar a dor e será mais fácil tratar e ele vai voltar a se alimentar. (a ave quando tem dor para de comer)

    - sirva frutas variadas para ele e troque diariamente. Se ele não beber a água, vc vai ter que pegar na mão (pode usar uma luva para evitar as bicadas) e forçar que ele se alimente com uma pequena seringa, sempre colocando água aos poucos. O mesmo vale para alimento, se ele não comer, compre papa para filhotes de calopsitas, prepare como indicado e sirva para a ve, levemente aquecido (bem pouco). Ofereça pequenas quantidades e limpe bem ele depois de alimentar. O ideal é que ele coma sozinho, pois o ato de pegar na mão para alimentar vai estressá-lo demais.

    - por fim, a parte mais delicada: imobilizar a asa. A asa SÓ deve ser imobilizada se estiver muito caída, a ponto de atrapalhar o andar do animal. Caso contrário acho preferível deixar que as poucos cicatrize. Nunca mais vão voar. Se a asa estiver muito caída, vc pode tentar imobilizar com esparadrapo (sempre do tipo micropore), mas neste caso, acho preferível ir ao veterinário pois o esparadrapo vai irritar a ave profundamente e ela pode comer o esparadrapo com o bico.

    espero ter ajudado e sorte com o animal!
    abs

    rogersgtrs

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 22/03/2013

    Re: Asa quebrada

    Mensagem  rogersgtrs em Seg Mar 25, 2013 5:15 am

    Obrigado pela ajuda amigo.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Asa quebrada

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Ago 22, 2017 8:36 pm