Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Lutino diferente

Compartilhe
    Cleber

Re: Lutino diferente

Mensagem  Cleber em Qui Nov 22, 2012 1:04 pm

Bem interessante e colorido... vc acha que tipo de verde ele é por baixo? ou será um Haf-sider por baixo?
    Márcio Hígor

Mensagem  Márcio Hígor em Qui Nov 22, 2012 1:35 pm

Olha eliseu como não sei deixo pros outros responderem, mais achei interessante e ele é lindoo Smile
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 4:06 pm

O que está me chamando atenção nesse lutino, que o lado que a suiça dele é azul e tem listras suaves na face, o olho apesar de tbm ser vermelho, mas não tem a mesma cor de um vermelho de um ino q é um vermelho transparente, parece mais o vermelho de um fulvo. Comparando com o olho do fulvo de Vinicius eu percebi isso.

Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Qui Nov 22, 2012 5:16 pm

Eliseu, acho que ele pode ser metade lutino e metade fulvo !
    'Ricardo'_XD

Mensagem  'Ricardo'_XD em Qui Nov 22, 2012 5:17 pm

entao eu chuto que ele porta fulvo to brincando nao sei nada msm Sad mais ele e lindo ne
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 5:30 pm

Wallarson escreveu:Eliseu, acho que ele pode ser metade lutino e metade fulvo !

Tbm pensei nisso Wallarson, mas a questão q aqui na minha criação não tenho fulvo, e nunca tive p achar q o gene estivesse no plantel. Porém o olho do lado q tem a suiça azul, tbm é vermelho, mas não é transparente, e não é bem vermelho, parece mais vinho ou cereja. Se um lado dele for de um fulvo, não seria uma mutação transmitida, mas uma mutação surgindo. Eu pretendo trabalhar com os futuros filhotes dele, p ver se algum traz num mesmo exemplar o lado q o olho é cereja. Será q consigo? Será q esse gene desse lado pode ser separado do ino?
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Qui Nov 22, 2012 5:45 pm

Acho que consegue sim, pois o ino é ligado ao sexo e se essa outra for fulvo que é recessiva você consegue !

E sobre os fulvos, você pode ter comprado no começo da criação um portador e essa mutação ficou escondida porque nunca foi colocado com outro portador !
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 5:54 pm

Mas aí surgir num Half-sider? Acho q deveria ter surgido num exemplar normal. E a maioria dos meus de antigamente já nem estão mais aqui, pq tenho esse plantel há mais de 5 anos,e já renovei ele com novos exemplares, os antigos já foram trocados pelos novos. E acho q se eu tivesse algum portador de fulvo, teriam aparecido qdo meu plantel era pequeno e todos ficavam juntos. Eu tive apenas um viveiro de colônia por uns 2 anos ou mais, só depois q eu resolvi aumentar. Então no início, teria mais chances de filhos de algum portador se combinar. E teria aparecido num exemplar.
    Eu acho q esse lutino é um macho, o ruim q as filhas dele serão ino. Se alguma nascer de olho normal, aí já saberei q o outro lado foi o responsavel.

rachinski

Mensagem  rachinski em Qui Nov 22, 2012 6:00 pm

Muito diferente mesmo! E o eliseu, apesar de seus mil periquitos, está atento a cada detalhe! Como dizem, !"o olho do dono é que engorda o boi" ! Tomara que consiga tirar filhotes dele com a mesma característica!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 6:07 pm

Vlw Rachinski, eu quero muito um fulvo, e por aqui onde moro é praticamente impossível de conseguir um. Se esse aí tiver o gene de um vou gostar muito. Mas isso q vc falou é verdade, olho todos, rsrsrsrsr
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Qui Nov 22, 2012 6:10 pm

De fato ele é diferente mesmo, e muito lindo....quanto ao olho, não sei se é pela luminosidade ao tirar a foto, mas os olhos dele são em tons diferentes...mas o que me intriga é que nas calopsitas (acho que com os quitos também) é desaconselhável gerar fulvos com exemplares INO, pois o INO sendo sexo ligado, ele encobre qualquer mutação mesmo dominante e imagine recessiva.... como aí se trata de uma criação em colônia, é impossível controlar os cruzamentos e talvez essa diferença de tom, seja justamente por ele ser um fulvo por baixo do INO, e a possibilidade que o Wallarson disse, pode ser muito viável, afinal o gene fica com a ave e vai passando para seus descendentes mesmo que em porcentagem menor a cada geração...se for o caso dele ser um fulvo por baixo, foi muita sorte mesmo, afinal em uma criação em colonia, onde não tem controle reprodutivo, achar dois portadores de fulvo é coisa de ninja...hehehehehhehe....mas eu acho que você vai ter que fazer o mesmo que eu, colocar ele com duas fêmeas não INO, pois, se tratando de um macho, mesmo ele sendo fulvo por baixo todas suas filhas serão INO, mas se ele for fulvo por baixo mesmo, é provável que todos os machos portem fulvo e aí é só fazer o cruzamento entre os meio irmãos, já que os machos vão ser portadores de fulvo e INO, mesmo colocando eles com as filhas INO, nasceram normais no meio, e se esses vieram fenotipicamente com o gene fulvo, saberá que ele realmente se trata de um fulvo embaixo do INO....pelo menos é o que penso...hahahhahahah
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 6:36 pm

Vou fazer isso mesmo Vinicius, vou jogar ele em fêmeas normais, e depois usar os filhos entre si p tirar a duvida. Mas esse lutino, se ele tiver o gene do fulvo nele, então é só de um lado, como se fosse um Half-sider, pq do lado da fase q a suiça é branca de um ino, o lho dele é vermelho transparente de ino, só um lado da face dele q lembra um fulvo, pois tem o olho cereja meio vinho, e a suiça é azul e tem listras suaves na fase. Já tive aqui uma half-sider albina q tinha um olho vermelho e um olho preto, e no lado q o olho era preto, ela tinha spots, suiça azul e listras na face cinza.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qui Nov 22, 2012 6:55 pm

um half , nao é pois teria obrigatoriamente um lado do corpo branco e otro amarelo pra ser um. sobre a cor azul nas suiças ja me nasceu alguns aqui. agora sobre o olho mais escuro ja nao sei afirmar pois se veio nunca reparei mas a possibilidade dele ser um fulvo por baixo do ino
    Gustavo charlys

Mensagem  Gustavo charlys em Qui Nov 22, 2012 8:34 pm

não sei muito sobre mutações mais pode ser que seja um fulvo com FA com muita infiltração
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 9:33 pm

Os FA Gustavo, faz um quito ficar levemente amarelo, esse aí é um lutino mesmo, o amarelo dele é bem intenso.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 9:37 pm

Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Nov 22, 2012 9:37 pm

eliseu escreveu:O que está me chamando atenção nesse lutino, que o lado que a suiça dele é azul e tem listras suaves na face, o olho apesar de tbm ser vermelho, mas não tem a mesma cor de um vermelho de um ino q é um vermelho transparente, parece mais o vermelho de um fulvo. Comparando com o olho do fulvo de Vinicius eu percebi isso.

Wendel

Mensagem  Wendel em Qui Nov 22, 2012 10:38 pm

Eu acredito mais na possibilidade da anomalia Half-sider ser a responsável por essa diferença. Nas aves do Eliseu, volta e meia aparece um Half-sider, e assim sendo, é provável que o plantel dele seja pré-disposto a isso. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, se, por um acaso, o gene do fulvo existisse no plantel, com certeza já teria aparecido algum fulvo.

Quanto ao vinho dos olhos, meu albino é também tem e hoje sei que ele não é fulvo, pois todas as crias saíram Ino.

nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sex Nov 23, 2012 10:40 am

isso e um quito half aqueles do eliseu que nasceu com pequenas manchas sao so deformidade tanto que nao sao estéreis como um half é
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sex Nov 23, 2012 10:51 am

Putz! Lindo demais esse aí.
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Sex Nov 23, 2012 12:15 pm

Que mutação é essa?
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Sex Nov 23, 2012 1:39 pm

Esse é um half-sider Alves, não é uma mutação, mas sim um "defeito" genético, que faz nascer um kito "meio a meio" por exemplo, tanto é defeito que eles são estéreis...
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sex Nov 23, 2012 2:44 pm

eles são estéreis porque são metade macho e metade fêmea Smile
    'Ricardo'_XD

Mensagem  'Ricardo'_XD em Sex Nov 23, 2012 4:25 pm

eu acho que como sao metade macho metade femea tinha que ser igual as galinhas poedeiras ja botam seus ovos galados ae seria só sucesso hehehehe
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sex Nov 23, 2012 5:53 pm

'Ricardo'_XD escreveu:eu acho que como sao metade macho metade femea tinha que ser igual as galinhas poedeiras ja botam seus ovos galados ae seria só sucesso hehehehe

Desconheço essa mágica. srsrsr

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Set 23, 2017 10:39 am