Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

mutações dominantes...até quando?

Compartilhe
    Vinícius Pereira

mutações dominantes...até quando?

Mensagem  Vinícius Pereira em Sex Out 26, 2012 10:20 pm

Pessoal, estava pensando hoje no trabalho e também venho relacionando ao que aprendo em genética os conceitos com os quitos e analisando o fato de que não existe um gene totalmente dominante e nem totalmente recessivo, surgiu algumas dúvidas que acho que será de ajuda para meu entendimento e também para pessoas novas no assunto (assim como eu...hehehehe)...enfim vamos parar de balela e vou tentar expor minhas dúvidas aqui...

para mutações dominantes como o ADA, basta de apenas um alelo no gene que codifica a tal mutação, para que a mesma se manisfeste...mas as perguntas que me deixaram de cabelos em pé foi...se uma mutação é dominante, ela é dominante até quando? e essas mutações são todas autossômicas (independente do sexo) ou tem alguma que seja halossômica (relacionada ao sexo)?qual? no caso essa mutação dominante é dominante quanto aos ligado ao sexo? EX:....se eu casar um macho normal/INO (WWa-ligado ao sexo) com uma ADA (WYD-dominante) sairiam os seguintes filhotes (teoricamente) : 25% fêmeas dominantes (WYD); 25% machos portadores de INO (WaW); 25% de macho normais (WW); e eis a questão...25% de fêmeas albinas ou ADA (YDWa)?...nesse exemplo seria halossômica, ou seja ligadas ao sexo, mas mesmo que seja autossômica, nasceriam teoricamente 50% macho e 50% fêmeas...essas fêmeas seriam ADA ou INO?...enfim, uma mutação dominante é realmente dominante quando aos ligado ao sexo?...e se fossem INO elas portariam ADA?...

outra pergunta é...existe ADA DF (duplo fator)? porque se existe ADA duplo fator, eis uma revolução....kkkkkkkkkkkkkk...porque se cruzar um ADA DF com um normal, todos seria ADA, tanto fêmeas quanto machos, mas se cruzar um ADA com um normal, metade seria normal e metade seria ADA...

enfim são perguntas que até parecem bobas para grandes criadores, mas para mim é de suma importância, pois conhecimento nunca é demais néh...

hehehehehehe....
    Matheus Almeida

Re: mutações dominantes...até quando?

Mensagem  Matheus Almeida em Sex Out 26, 2012 10:23 pm

So sei a questao do Ada DF, existe sim, ate eu mesmo tenho uma, e os cruzamentos que vc fez estao coretos:
    Ada df x normal = 100% ada
    Ada sf x normal= 50% ada e 50% normal
    Tiago Vieira

Mensagem  Tiago Vieira em Sex Out 26, 2012 10:30 pm

na questão do ino esses 25% serão distribuidos por baixo do ino normais e ADAs pq os inos filhos d outras mutacões sempre portam por baixo.
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sex Out 26, 2012 10:38 pm

ahhhh sim...como eu imaginei que existisse ADA DF...hehehehe

Agora, Tiago, não entendi o seu esclarecimento...como assim esses 25% distribuiriam normais e ADAs por baixo dos INOS?...por que o que eu entendi, é que se cruzar uma fêmea dominante com um macho portador de INO, as fêmeas seriam INO, mas seriam normais e ADAs por baixo, por nascerem de pais não INOS...mas nesse cruzamento não tem como surgir normal...ou tem?
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Sex Out 26, 2012 10:41 pm

Acredito que todas as mutações podem ocorrer em duplo fator, sendo que as recessivas, só serão visíveis se forem assim, e as dominantes podem também ocorrer DF alterando assim a herança genética, passando em 100% o Gên em questão.

Em alguns casos sei que o duplo fator altera a ave, como no spangle, um duplo fator faz a ave ficar totalmente clara.

Porém não sei dizer se em outras mutações ocorrem grandes mudanças...
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Sex Out 26, 2012 10:48 pm

Vinícius, se ainda não conhece, aí vai um bom site para conhecimento!

http://periquitos.com.sapo.pt/index.htm
    Tiago Vieira

Mensagem  Tiago Vieira em Sex Out 26, 2012 10:56 pm

vinicius se ñ estou enganado 90% dos inos são outra mutacão por baixo pq os inos ñ é bem uma mutação e sim a falta d melanina nas penas por isso q são totalmente brancos ou amarelos um ex.vc tem uma albina q por baixo é ADA ksado com um kito normal seus filhos serão ADAs e normais.
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sex Out 26, 2012 11:04 pm

sim sim...entendi...mas o que eu queria dizer é o seguinte...pense comigo...no caso das aves é a fêmea quem decide o sexo (WY), se ela é ADA SF, ela tem o gene dominante no W(herdado do pai) ou no Y(herdado da mãe)...suponhamos que ela tenha esse gene dominante (d) no W, então ficaria WdY, cruzando com um macho portador de INO que é WWa, os possíveis filhotes viriam WdWa (macho ADA/INO 25%); YW (fêmea normal 25%); WWd (macho ADA 25%); WaY (fêmea INO 25%)...mas se invertemos e ao invés da fêmea ter herdado o dominante (d) do pai e herdar da mãe (WYd) e cruzando com o mesmo macho N/INO (WWa), nasceriam os possíveis filhotes WWa (macho N/INO 25%); YdW (fêmea ADA 25%); WW (macho N 25%) WaYd (fêmea INO/ADA 25%)...ou seja, só nasceriam fêmeas normais, se esse gene dominante fosse herdado do pai e mesmo assim as fêmeas INOs que nasceriam, seriam INO “puras”, sem portar nada, ao contrario se o gene dominante for herdado da mãe, que então todas as fêmeas INO portariam ADA e não nasceria nenhuma fêmea normal e nenhuma que porte normal...entendeu?

mas eu acredito que a maioria porte alguma coisa por baixo sim....

e Thiago obrigado pela dica, eu não conhecia o site... Very Happy
    Tiago Vieira

Mensagem  Tiago Vieira em Sex Out 26, 2012 11:48 pm

Vinicius entendi o q vc está falando + estou acrescentando q se vc pegar uma filha ino deste ksal e cruzar com o pai tdos os filhotes machos serão portadores, fêmeas normais e machos e fêmeas ino.
    Matheus Felipe

Mensagem  Matheus Felipe em Sab Out 27, 2012 6:25 am

Vinicius, nos exemplos que você deu acima, somente o gen INO é ligado ao sexo, sendo o macho normal/ino e a femea ADA SF (independente quem ela recebeu o gen ADA), poderiam ter filhotes machos ADA e normais portadores de INO ou não, femeas INO sendo normais ou ADA, sendo que o INO "esconde" as demais mutações.

Só lembrando que as mutações dominantes não podem ser portadas.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sab Out 27, 2012 11:31 am

olha fiquei com preguiça de ler tudo mas se e o que intendi e como o matheus falou o ino e ligado e o ada nao entao eles nao vao se somar nunca apesar de que uma ave pode apresentar as duas ao mesmo tempo
    como no caso de um macho ada portador de ino (eu tenho dois) e isso me leva a saber da possibilidade das femeas filhas dele que nascem ino possam ser adas por baixo do ino . mas isso só vou confirmar o dia que acasalar uma delas
    não sei se era isso que tu queria saber se não for me corrija mas sem esse monte de W e % que não gosto nem um por isso kkkkkkkk
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sab Out 27, 2012 11:58 am

Vinícius, o que você quis dizer com inos "puros" ? Porque todos os inos, sempre vão ter uma mutação por baixo.

Nos dois casos que você falou sobre o Macho N/Ino X Fêmea Ada, não importando de quem ela herdou o gene Ada sempre nascerão Adas e Normais tanto machos quanto fêmeas e algumas fêmeas (Adas ou Normais) serão Inos !
    Cleber

Mensagem  Cleber em Sab Out 27, 2012 12:21 pm

Não sei se estou falando besteira... mais todos os inos possue uma cor por baixo ou seja... por exemplo uma pessoa morena pode sofrer albinismo... ela fica branca mais a real cor seria moreno... é como nós seres humano.... tipo o michael jackson era negro é ficou branco.... rs
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sab Out 27, 2012 1:47 pm

Matheus Felipe escreveu:Vinicius, nos exemplos que você deu acima, somente o gen INO é ligado ao sexo, sendo o macho normal/ino e a femea ADA SF (independente quem ela recebeu o gen ADA), poderiam ter filhotes machos ADA e normais portadores de INO ou não, femeas INO sendo normais ou ADA, sendo que o INO "esconde" as demais mutações.

Só lembrando que as mutações dominantes não podem ser portadas.

entendi...no caso o INO fica por cima do ADA, mas o ADA fica presente, e então o INO fica como se fosse uma roupa?...rsrsrsrsrs...e não sabia que mutações dominantes não podem ser portadas...mas nesse caso a fêmea é INO mais com ADA por baixo, no caso ela não está portando ADA que é dominante?
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sab Out 27, 2012 1:52 pm

nariella 1 escreveu:olha fiquei com preguiça de ler tudo mas se e o que intendi e como o matheus falou o ino e ligado e o ada nao entao eles nao vao se somar nunca apesar de que uma ave pode apresentar as duas ao mesmo tempo
    como no caso de um macho ada portador de ino (eu tenho dois) e isso me leva a saber da possibilidade das femeas filhas dele que nascem ino possam ser adas por baixo do ino . mas isso só vou confirmar o dia que acasalar uma delas
    não sei se era isso que tu queria saber se não for me corrija mas sem esse monte de W e % que não gosto nem um por isso kkkkkkkk

Sim sim Nariella...é mais ou menos isso...usei um monte de W e Y, pois pensava que mesmo a mutação ADA ser autossômica e dominante, ela era influenciada pelo gene que recebeu...se fosse no gene recebido da mãe, daria mudanças no nascimento dos filhotes, comparados se esse gene dominante fosse recebido pelo pai...eu entendi que independente do gene recebido (pai ou mãe), as filhas INO, vão ser normal ou ADA por baixo...
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sab Out 27, 2012 2:03 pm

Wallarson escreveu:Vinícius, o que você quis dizer com inos "puros" ? Porque todos os inos, sempre vão ter uma mutação por baixo.

Nos dois casos que você falou sobre o Macho N/Ino X Fêmea Ada, não importando de quem ela herdou o gene Ada sempre nascerão Adas e Normais tanto machos quanto fêmeas e algumas fêmeas (Adas ou Normais) serão Inos !

Wallarson, usei o termo PURO, pois, pensava que mesmo autossômica a mutação for, ela é diferente quanto ao gene portado (se viesse do pai ou da mãe)...se alisar, em todos os casos teve normais e ADAs e algumas fêmeas INO, mas no caso algumas que portavam ADA e outras não, se você fizer os cruzamentos, há fêmeas que vinham com o gene puro, sem portar bada, simplesmente WaY, mas algumas vinham com o gene combinado com ADA WaYD...por isso pensei que mesmo sendo autossômica e dominante a mutação ADA for, ela teria casos em que as fêmeas não portavam nada, simplesmente eram INOS pelos cruzamentos possíveis....
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sab Out 27, 2012 2:05 pm

Cleber escreveu:Não sei se estou falando besteira... mais todos os inos possue uma cor por baixo ou seja... por exemplo uma pessoa morena pode sofrer albinismo... ela fica branca mais a real cor seria moreno... é como nós seres humano.... tipo o michael jackson era negro é ficou branco.... rs

Mas acho que no caso do Michael Jackson, ele não sofreu albinismo, pois se não, teria nascido com o albinismo...heheheheheh...mas agora concordo que os INOs tem alguma cor por baixo
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sab Out 27, 2012 11:59 pm

sim , por ex. no outro forum que participo tinha um membro que tinha uma lutina que era cintilante por baixo
    Matheus Felipe

Mensagem  Matheus Felipe em Dom Out 28, 2012 2:11 pm

Vinicius, é como se o Ino fosse realmente uma roupa rsrsrsrsrs e entendi o que voce quis dizer com INO puro, mas é que no caso mesmo não sendo ADA "por baixo" seria um normal por baixo. O INO é a ausencia de pigmento que dão "cores" aos POAs. Tenho um macho ADA cobalto/ino que me deu femeas INO e uma destas me deu ada malva cinza/ino (macho).

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Nov 19, 2017 9:19 pm