Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Morte de muitos filhotes!

Compartilhe
    Fausto

Morte de muitos filhotes!

Mensagem  Fausto em Sab Out 08, 2011 8:53 pm

Caros amigos do blog, esse fim de semana tive uma péssima surpresa. Como só vejo os bichos sábado e domingo cheguei hoje no viveiro e me deparei com três filhotes mortos, em dois ninhos diferentes e fui informado que durante a semana foram pelo menos uns 10 (quase todos que eu tinha), de idades diferentes e de pelo menos 5 ninhos diferentes...não havia sinais de violência mas tá muito calor e o tempo tá muito seco a vários dias. Então eu pergunto: o calor pode matar os filhotes? ou as fêmeas não aguentam ficar nos ninhos e abandonam os filhotes? Ou devo procurar outras causas? A primeira coisa que eu fiz foi desinfetar os ninhos onde morerram os filhotes. Sinceramente o mês de outubro começou de maneira terrível por aki...até armou tempo de chuva mas foi embora com o vento...os bichinhos estão de língua de fora. Abraço
    nariella 1

Re: Morte de muitos filhotes!

Mensagem  nariella 1 em Sab Out 08, 2011 8:57 pm

sim o calor demais nao e um fator bom por isso se evita o alto do verao vc deve tmb analisar se os cochinhos de agua estao sempre com agua e se os papinhos estao cheios. e uma pena quando isso acontece mas boa sorte ai pra que nao aconteça mais nada
    Fausto

Mensagem  Fausto em Sab Out 08, 2011 9:11 pm

Oi Nariella, td bem? Água não falta nunca e os papinhos estavam cheios sim. Já pensei em piolho, agrotóxico no milho verde (que é sempre bem lavado), etc...Li uma vez um artigo do Renato Uchoa que relata envenenamento dos filhotes através da palha dos ninhos tratada com agrotóxicos...sei lá...ainda acho que a culpa é do calor.
    PS: Tirando os sinais de calor os adultos estão todos bens.

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Sab Out 08, 2011 9:17 pm

Fausto nós aqui no sul do país perdemos periquitos para o frio e ventos gelados, é uma luta para proteger e aquecer o criadouro. Nos estados mais quentes o excesso de calor mata sim, e pior se tiver pouca ventilação, arejamento. Tem que colocar isopor a cima do viveiro ou folhas de coqueiro como faz um amigo lá do Piauí.(tem que refrescar o ambiente e se possível deixar constantemente uma banheirinha grande com água para que se refresquem)
    Outro cuidado para quem cria é olhar diariamente o criadouro, as caixas ninhos, a água alimentação, etc. Vários fatores podem matar filhotes temos que observar o que está acontecendo e somente observando diariamente é que vamos descobrir.
    erisson

Mensagem  erisson em Dom Out 09, 2011 7:48 pm

Fausto, tudo bem?

Puts, que chato receber essa notícia tua...perdeu muitos filhotes bons?? Espero que logo criem mais!

bom, me corrija se eu estiver errado, mas vc tá em Sorocaba né? Bom, eu sei que aí faz calor, mas não sei se o calor é tão forte assim a ponto de matar filhotes. O que pode ocorrer é que os filhotes menores fiquem embaixo dos maiores e por conta do calor, aí sim, morrem sufocados.

de qualquer forma, achoq ue vc precisa ficar de olho na temperatura do viveiro. As vezes ele tá num local que bate muito sol ao meio dia e aí e os bichos se acabam mesmo. Meu veterinário deu uma dica de no calor intenso, quando os filhotes já passaram de dez dias de vida, borrifar água morninha na mãe, com aqueles pulverizadores de planta. As minhas aqui adoram e vão dentro do ninho mais frescas, passando esse frescor ao filhote...é uma dica. Só não pode fazer quando elas estão com ovos ou filhotes muito pequenos.

Espero que as coisas se resolvam por aí.
    abs

ps- não entendi pq vc só vê os pequenos de final de semana? vc mora em outra cidade de onde fica o viveiro, é isso?
    Fausto

Mensagem  Fausto em Dom Out 09, 2011 9:37 pm

Muito bem vamos por partes: hj além de chover e esfriar um pouco nasceram mais dois filhotes de uma inglesa verde cinza que promete...só que já haviam morrido dois filhotes dela também..to na expectativa.
    Erisson, lei de Murphy é lei de Murphy não morreu nenhum filhote de australianos normais, só ingleses...e outra coisa morreram filhotes grandes e até um que estava sozinho, então não sufocaram. E sim, eu moro em Sorocaba ha dois anos por motivos profissionais e minha criação fica em Casa Branca, localizada a 120km de Campinas, onde três pessoas, dois familiares e uma funcionária cuida da bicharada, então todo dia é feita manutenção dos filhotes, higiene, alimentação correta, td direitinho....só que eu mesmo com muita angústia, só vejo de fds e quando acontece essas coisas fico loko.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Seg Out 10, 2011 12:08 pm

fausto os ingleses sao mais complicados mesmo, mais sensiveis a tudo. por isso ate sao mais caros pelo trabalho que exigem com certeza era o calor que estava fazendo mau a eles
    erisson

Mensagem  erisson em Seg Out 10, 2011 10:47 pm

olha, confessoq ue ao ouvir isso da nariella fiquei mais preocupado do que já ando!!!

acho muiiiito difícil criar os ingleses!!! aqui em casa foram poucas posturas e apenas DOIS filhotes!!!!

tá demais a coisa!!! isso é normal? senão, vou acabar ficando só com os australianinhos mesmo...rs

abs
    Fausto

Mensagem  Fausto em Ter Out 11, 2011 8:52 am

Olha Erisson, eu tenho várias teorias sobre isso.
    1- Devido ao intenso aprimoramento genético no decorer dos anos, as aves tem mais dificuldade de se reproduzir.
    2- Nós, amadores, pegamos as aves que demoraram anos pra serem criadas sobre as mais rigorosas técnicas e cuidados e voltamos tudo pra tras querendo criá-las como periquitos australianos normais
    3- Dificuldade de encontrarmos boas aves no mercado (concorda que para um periquito inglês ir parar num pet shop alguma coisa não deve estar muito certa?)
    Resumindo tudo essa baboseira: Se formos a um bom criador e comprarmos 10 casais de filhotes, separarmos os machos das fêmeas, dermos suplementos, vermífugos, etc, quando chegar a época correta colocarmos os 10 casais em gaiolas separadas para reprodução a chance de termos sucesso é bem maior, não acha? Infelizmente essa é uma realidade muito longe da minha por enquanto...mas vou tentando..tá ruim mas tá bom.
    Desculpe a ``filosofada´´. Abraço
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Ter Out 11, 2011 12:13 pm

eu indico fazer como o fausto falou, crie eles separadamente femeas e machos na epoca de reproduçao faça tudo individeualmente vc vai gastar com gaiolas mas vai ver que finalmente tera resultados eu faço isso ate com os pequenos e tenho perdas minimas e conseguigo as cores e estou conseguindo aumentar o tamanho os filhotes que vem nascendo em 3 geraçoes!
    erisson

Mensagem  erisson em Ter Out 11, 2011 2:07 pm

Pois é Fausto, eu entendo os pontos colocados por vc, mas a questão é:
    - eu JÁ crio casais separados em gaiolas e eu JÁ comprei matrizes de criadores bons.
    eu tenho hoje, três casais formados, perfeitamente acasalados de ingleses, cada um na sua gaiola, com seu ninho. Tudo bonitinho, com boa comida e atenção, mas...NADA de filhotes.

Em compensação, os australianos chocam que é uma beleza...rs

por isso eu digo, há algo estranho nos periquitos ingleses ou a forma de criar que é muito diferente e eu não estou sabendo fazer.

abs
    erisson
    Fausto

Mensagem  Fausto em Ter Out 11, 2011 3:35 pm

Então, eu concordo, o q vc tá dizendo é minha hipótese 1 do post acima...meu único conselho agora é ter paciência. Em casa, o único inglês que criou como c fosse o último periquito da face da terra foi aquele celeste normal e depois seus filhotes, o resto é um, dois filhotes a cada seis meses. Várias aves, principalmente fêmeas ``passaram em branco´´ e eu acabei passando pra frente.
    E uma vez que vc tem seu primeiro inglês os parêmetros mudam e vc não consegue mais voltar atrás, vira um vício, dúvido que vc vai desistir...pode até trocar as aves ou parar de criar todos...mas abandonar os ingleses jamais...

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Out 22, 2017 7:08 pm