Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Casal ino tem filhote com olho escuro

Compartilhe
    Wendel

Casal ino tem filhote com olho escuro

Mensagem  Wendel em Qui Out 04, 2012 11:37 am

Do casal Macho Albino(ou Rendado) x Fêmea Lutino, nasceram esses dois filhotes. Mas um deles tem o olho mais escuro, e o normal seria bem claro. Essa fêmea não esteve com nenhum outro macho. Como vocês explicam isso? As quitas tem a capacidade de armazenar o sêmem como em algumas espécies de peixes? Seria possível esse filhote ser um normal?

Apesar do olho ser mais escuro que de um ino, ele é um pouco mais claro que de um normal. A última foto é de um normal e vcs podem notar a diferença.

Eliseu Patrizi

Re: Casal ino tem filhote com olho escuro

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Out 04, 2012 1:49 pm

Interessante o nascimento desse filhote num casal de olhos vermelhos, pela genetica, recessivo ino com recessivo ino, deveria só vir filhotes iguais. Semelhante a um casal de humanos de olhos claros, nascem só filhos de olhos claros. Qto a armazenar esperma de um outro macho, já li em um comentário q uma quita pode armazenar espermatozoides vivos dentro dela, até 11 dias. Se nesse periodo ela esteve com outro macho, seria uma possibilidade. Olhos mais claros q os normais, normalmente são canelas. Estou curioso p ver esse filhote empenado e poder esclarecer qual é a mutação dele. Very Happy
    Wendel

Mensagem  Wendel em Qui Out 04, 2012 2:31 pm

Conversando com Wallarson ontem, ele também fez um comentário sobre os olhos mais claros que os normais serem de canela.

romalro

Mensagem  romalro em Qui Out 04, 2012 2:34 pm

é um caso bem curioso...
    Pelo pouco que sei como o Eliseu já disse deveria vim só Inos.
    Fica sempre atualizando... Wink
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Out 04, 2012 2:53 pm

Mas afinal Wendel, ela cruzou alguns dias antes com algum macho antes de vc colocar ela com o albino?
    Wendel

Mensagem  Wendel em Qui Out 04, 2012 3:21 pm

Eliseu, ela estava com o verde escuro. Tirou 6 filhotes em julho, aqueles diluídos e um asa cinza. Por volta do dia 10/08 tirei o verde e coloquei ela com esse macho. E as posturas foram nos seguinte dias: 01/09, 03/09, 05/09, 07/09, 08/09 e 10/09. Só nasceram os dois últimos. Diante disso, acredito que a quantidade de dias é muito grande para ela ter guardado o sêmen.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Out 04, 2012 3:35 pm

É verdade, muito distante as datas da separação p a postura. Nesse caso, provavelmente eles terão outros filhotes assim em outras posturas. Mesmo q ele porte canela, no cruzamento de olhos vermelhos, só deveriam nascer olhos vermelhos. O detalhe é q um lance, necessariamente ele não porta canela e ino separado, ele pode porta somente o lance. Mas se levarmos em consideração q a mutação lance não é a mesma q um ino, pode ser q um lance q não porte ino, poderia produzir quitos normais e fêmeas lance. Não tou afirmando, mas apenas especulando. Pois se ele for lance, e não portar ino separado, então ele não poderia trazer ino, e sim fêmeas lance, e machos normais com uma fêmea ino. Não sei se da p entender o q estou tentando especular. Seria legal vc conversar com um desses criadores q entendem genetica. Talvez algo p perguntar ao Fulvio, e passar p gente a resposta.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Out 04, 2012 5:21 pm

Se minha linha de raciocinio tiver certa, q um lance não traz ino se ele não portar ino separado, então o filhotinho de olho vermelho seria uma lance fêmea, e o de olhos escuros, seria um normal ou alguma mutação q ele porte, tipo um canela.
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Qui Out 04, 2012 7:01 pm

O que pode ser é esse seu for mesmo um lace e no cruzamento, ele separou o ino do canela e provavelmente o seu filhote será uma fêmea canela.

A chance de separar o ino do canela é a mesma de juntar as duas: 3%.
    Wendel

Mensagem  Wendel em Qui Out 04, 2012 7:04 pm

Vou escrever algo aqui, mas não sei se estou falando alguma barbaridade rs, pois essa parte de génetica é o bicho Very Happy Mas estou seguindo com minhas leituras, um dia chego lá.

Pelo que andei lendo, um rendado, tem os genes de canela e ino localizados muito próximos no cromossomo. E que no processo de reprodução os genes são passados juntos, o que resulta sempre em rendados.

Levanto aqui a questão: E se no processo de reprodução, por algum motivo, esses genes forem separados(não sei se isso é possível) e fosse passado apenas o canela, seria uma explicação?

Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Qui Out 04, 2012 7:48 pm

então, foi o que eu falei, há uma chance de 3% de separar o ino do canela, é a mesma probabilidade de juntar !
    Wendel

Mensagem  Wendel em Qui Out 04, 2012 11:13 pm

Wallarson escreveu:então, foi o que eu falei, há uma chance de 3% de separar o ino do canela, é a mesma probabilidade de juntar !

Quando comecei escrevendo você ainda não havia respondido. rs

O Fulvio me respondeu.

Fulvio escreveu:Oi! Acho que sei o que houve...
    Esse macho rendado é, na realidade, um macho Fulvo . Até criadores experientes já fizeram esse tipo de confusão! Mas é fácil confundi-los mesmo! Certamente foi isso que ocorreu. Abraço!
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Out 05, 2012 12:19 am

Nesse caso se ele for um fulvo, ainda seria portador de ino, e de canela, se o filhotinho de olhos mais escuro for um canela. Pq sendo um fulvo, casando ele com essa lutino, ele não traz fulvo, só portadores. E se nascer uma rendado fêmea desse casal, então ele seria um rendado e não fulvo. Tbm se entende q se ele for um fulvo portador de ino, ele ainda traz ino macho com ela tbm. Nesse caso, o melhor é esperar esses filhotes empenarem p vermos o sexo e a mutação deles, e o q elas revelam do pai.
    Como vc tem outros fulvos aí, faz uma comparação. Por exemplo, o tom dos olhos dos fulvos e um pouco diferente dos inos, dizem q é mais cereja enquanto dos inos é mais vermelho. Tbm os fulvos q existem no Brasil, na grande maioria tem iris clara. Compara com seus fulvos p ver se são semelhantes a ele.
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sex Out 05, 2012 10:47 am

Acho que o melhor mesmo é esperar. Mas adianto que vi a parte interna do olho desse filhote e apesar de ser escuro por fora, é um pouco avermelhado por dentro. As pontas das asas já estão com uma sombra escura. E o outro filhote é um lutino de fato, pois já saíram os canhões amarelos.

Quanto aos olhos dos meus fulvos, é o seguinte:

Tenho 3 fulvos de fato e mais uma ave que pode ser fulvo ou rendado.

Nesses 3 fulvos, os olhos são de fato cereja, ou seja, tem um vermelho mais profundo, quase um cor de vinho e íris muito bem demarcada e difinida na cor branco gelo.

Já a ave que temos dúvida, ela tem o olho com um vermelho mais claro que os dos fulvos e a íris não é muito demarcada, fico como se o vermelho infiltrasse no branco ou o contrario.

Já os inos, tem o vermelho dos olhos bem vivo. Inclusive, dos 3 lutinos que nasceram do lutino com a albina, 2 tem íris e 1 não.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Out 05, 2012 12:27 pm

Os filhotes canelas, qdo começam abrir o olho tem o centro do olho bem vermelho, depois vão mudando p castanho. Esse filhotinho tenho certeza q é um canela. Postei fotos no tópico sobre pupilas vermelhas de filhotinhos canelas, o olho é bem parecido com esse seu q tem o olho mais escuro. Da uma olhada lá. Very Happy
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Sex Out 05, 2012 1:15 pm

Pois é e estou com 2 canelinha aqui e os olhinhos dela é bem vermelhinho a pupila,mais diferente dos ino,a pupila do seu já esta escurecendo,os dois meus ainda está do jeito que te falei...impressionante essa aventura...
    E Eliseu amei os tópicos dos canela quando o vi pela primeira vez que foi há alguns meses atrás...
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sex Out 05, 2012 1:51 pm

Então, sendo ele um canela, o pai é realmente um rendado pouco marcado e não um albino com alguma marcação, certo?
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sex Out 05, 2012 2:13 pm

Se for canela e se realmente for filha dele, aí ele é rendado mal marcado !
    YanMGomes

Mensagem  YanMGomes em Sex Out 05, 2012 10:27 pm

Nem posso comentar pois não entendo sobre, mas que é estranho é. Enfim, com certeza esses filhotes prometem! Smile
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sab Out 06, 2012 7:39 pm

Pessoal, num outro fórum, os foristas estão definindo o macho como um fulvo/ino. Mas sendo o fulvo recessivo e o ino sexo ligado, não seria o mais correto um Ino/fulvo?

Vejamos: Macho Ino x fêmea fulvo = Machos Normais portadores de ino e fulvo juntos, e fêmeas ino/fulvo.

Macho fulvo x fêmea ino: Teríamos machos normais portadores de ino e fulvo juntos, e fêmeas normais portadoras de fulvo.

Com qual cruzamento pode ocorrer de um fulvo portar ino?

-Editado por Romalro- Favor não sitar outros fóruns.
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Out 06, 2012 7:51 pm

Bem se ele for um fulvo, ele teria q ser portador de ino e canela já q o filhotinho q tem olhos avermelhados deverá ser um canela. Seria fulvo/ino/canela. Particularmente, tenho minhas duvidas dele ser um fulvo, mesmo q diluido, pq vc tem um fulvo diluido e é bem diferente desse.
    Sobre os lance, qdo se forma um, me parece q ele passa a ser uma mutação diferente de um ino. Pois assim como um lance cruzando com uma normal, ele traria fêmeas lance, e machos portadores de lance, não traria uma ino. Então nesse caso com uma ino, acredito q ele traz fêmeas lance. Acho q ele é lance, portador de canela. Mas é como falei, precisamos esperar os filhotes crescerem p sabermos o q eles são, p revelarem mais sobre o pai.
    Acredito q o filhote de olhos vermelhos seja uma lance, e o de olhos avermelhados uma canela. É só uma suposição.

Última edição por eliseu em Sab Out 06, 2012 11:10 pm, editado 1 vez(es)
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sab Out 06, 2012 8:06 pm

Para um fulvo ser portador de ino ele pode ser filho de um fulvo com uma ino/fulvo ou de um fulvo/ino com uma fêmea fulvo, etc. Há várias possibilidades !
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sex Out 12, 2012 5:00 pm

Wendel, assim q os filhotinhos começarem a empenar, coloca fotos, tou curioso p ver as mutações desses filhotes. Não esquece hein! Very Happy
    Wendel

Mensagem  Wendel em Sab Out 13, 2012 1:17 am

Eliseu, eu estava esperando eles ficarem maiores... Mas ao que parece, é um diluído.

Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Out 13, 2012 10:48 am

É verdade, tá parecendo um diluido mesmo, mas tbm deve ser canela, igual a foto q te mostrei de um diluido asas canelas em outro tópico, as marcações canelas quase não aparece, e o outro é um lutino mesmo. Talvez esse macho seja um fulvo portador de ino e asas canelas, e o casal junto ainda porte diluido. Vamos ver como serão os filhotes na próxima ninhada, para ver se nascerá outro de olhos escuros. Esse macho tá demonstrando ser um misterio. Very Happy

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 11:43 am