Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Periquito Vomitando, o que fazer?

Compartilhe
    Pskmozart

Periquito Vomitando, o que fazer?

Mensagem  Pskmozart em Sab Set 29, 2012 10:45 am

Olá a todos,

Tenho uma urgência: o meu periquito está doente... Ele começou a vomitar há 2 dias, abanado a cabeça para cima e para baixo com muita força.
    Ao início via restos do vómito colado nas paredes da gaiola (com sementes coladas) e o periquito tinha a cabeça suja (eu não o vi vomitar a 1ª vez, só depois).
    Ele estava bem há 3 dias, mas, desde há 2, ele está muito molinho, deixou de cantar e está quase sempre a dormir, e com as penas muito fofas, num aspecto doente. As suas fezes também estão alteradas: são normalmente uma pequena massa gelatinosa verde-bílis, com uma poça aguada verde à volta, e uratos um pouco amarelados (por vezes vi apenas uratos e urina). Os uratos já estiveram mais amarelos, mas agora estão menos.

Ontem, estava sem apetite, mas continuava com os vomitos, só que apenas ocasionalmente é que se via alguma espuma no bico (que engolia), e a gaiola não estava mais suja de vómito; das outras vezes é só aquele movimento de cabeça.

Ontem ao fim da tarde, vi-o comer durante algum tempo e pareceu mais animado. Ainda o vi com vomitos uma vez, mas não vomitou nada. As fezes estão semelhantes até agora.

Além disso, há 2 dias, na mesma altura que vi que ele estava com a cabeça suja, a fêmea periquito (que está na mesma gaiola) estava muito molinha, no fundo da gaiola, e, quando no poleiro, tinha a cauda pendente (que o macho não tem), mas depois melhorou, começou a cantar e tem apetite, e fica só numa pata, e está muito bem-disposta (já agora, o macho nunca pousou só sobre uma pata).

Por favor, ajuda, o que devo fazer?????

Obrigado
    Eliseu Patrizi

Re: Periquito Vomitando, o que fazer?

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Set 29, 2012 11:17 am

Amigo, isto está parecendo um caso serio de intoxicação. Várias coisas podem fazer isso, sementes com bolo q podemos comprar nas lojas já assim e não notarmos, produtos quimicos, tinta q possam roer na parede e etc. Aconselho vc comprar rapidamente numa loja p animais, mercepton antitóxico oral, ou algum parecido, pois tem outros de outras marcas com a mesma função. Se a vasilha deles for daquelas quadradas pequenas q usamos 50 ml, então pode colocar na água 10 gotas, veja as quantidade de ml na vasilha deles de agua e segue essa medida p mais ou p menos. Troca toda as sementes deles, compra nova e de preferência em outro lugar, seria bom p garantir por enquanto aquelas prontas q vendem em saquinhos lacrados em supermercados, aquelas de marca. Tem q ter alpiste e as outras sementes de quitos. Da uma boa lavada na gaiola com agua e sabão neutro, enxagua bem p tirar qualquer possivel residuo tóxico dela, ninhos e vasilhas tbm devem ser lavadas. Eles precisam ficar em ambiente seco e quente, se aí estiver frio, seria bom nesse estado de recuperação, colocar uma lampada de 40 wts e cobri a gaiola p manter o calor, pq com certeza ele já deve estar desidratado e com perda de gordura a calor no corpo. Procura colocar areia q se compra nos pets, vendem em saquinhos, pq ajudam a fazer digestão. Na natureza eles comem areia e argila p ajudar na eliminação de toxinas do organismo. Faz isso logo p ele melhorar. Em quanto vc for comprar o medicamento antitóxico, deixa eles sem agua, p quado vc voltar eles estejam com sede e bebam logo a agua medicada. Tou aqui na torcida p ele melhorar, já passei por isso, e qdo agimos a tempo eles se recuperam.
    Pskmozart

Mensagem  Pskmozart em Sab Set 29, 2012 11:38 am

Muito obrigado!!

Eu já tinha pensado que pudessem ser as sementes, e troquei tudo por sementes de marca. Mas será que esse antitóxico não poderá fazer mal no caso de ser outra doença qualquer, ou não tem efeitos secundários?
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Sab Set 29, 2012 1:21 pm

Não tem nenhum efeito colateral o uso de antitóxico, ele é na verdade um reparador hepático, eu uso de tempos em tempos nos meus independente de qualquer coisa, já q eles em cativeiro não tem os recursos naturai p tirarem as toxinas do organismo e o excesso de gordura do figado. O antitóxico faz esse papel, além de tratar casos de intoxicação alimentar, medicamentosas e por produtos quimicos. Pode usar tranquilamente, e depois como preventivo p auxiliar na saude deles pode oferecer de 15 em 15 dias p uma desintoxicação preventiva do sistema hepatico e digestivo. Tomará q o seu se recupere logo, avisa p gente se ele melhorar. Abç.
    Pskmozart

Mensagem  Pskmozart em Seg Out 22, 2012 10:22 pm

Olá novamente,

Já passou quase um mês e tenho dado ao meu periquito um produto semelhante ao Mercepton. Ao início ele melhorou um pouco: as suas fezes ficaram mais normais, mas nem sempre têm o formato tubular; muitas vezes são mais espessas e curtas (mas com a textura normal) e os uratos (que estão brancos) acho que chegam a formar uma fina camada quase transparente (mas meio branca) em torno de uma parte da matéria fecal, mais juntamente aparece sempre (de lado) a porção branca "espessa" normal.

Mas, durante este tempo todo, ele ficou mais magro, quase não cantou (como era normal) e passa muito tempo dormindo com as penas fofas. Ah, ele também está na muda das penas. No entanto, ele ontem voltou a vomitar um pouco, e hoje reparei que (enquanto dorme) a sua cauda mexe um pouco para cima e para baixo, mais do que o que era normal.

Por outro lado, ele continua reactivo (foge quando ponho a mão perto dele, por exemplo...) e com muito apetite (passa bastante tempo comendo...).

Não sei que fazer mais...??!! =(
    Ajuda por favor!...

Obrigado
    Anexos
    tut'o.JPG
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (25 Kb) Baixado 19 vez(es)
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Out 22, 2012 10:41 pm

A muda realmente deixa o passaro um pouca apático mesmo. Coloca na agua dele p ajudar o processo de muda avitrim calcio, nesse periodo de crescimento de penas novas eles precisam bastante de uma reserva extras de calcio. Tbm acrescenta um pouco mais de aveia nas sementes dele. Tive recentemente um q ficou assim, e percebi q devido a muda ele queria só comer aveia, acho q o bico talvez fique mais mole, não sei afirmar, só sei q tem umas aves q na muda o bico fica mais fraco tbm, e aveia é uma semente mais macia e tbm é nutritiva. Por isso, além da vasilha com as misturas de sementes, coloquei uma extra só com aveia de boa qualidade, pq tem umas muito sujas e quebradas, prefiro a importada ou a nacional de boa qualidade. Ele estava emagrecendo e depois q fiz isso, ele começou a engordar novamente. Agora a muda já passou, ele pega novamente todas as sementes, e tá alegre e animado novamente. Assim q o seu ficar novamente animado, talvez precise fazer o uso de um vermifugo p ele, eu uso avitrim vermifugo, mas não aconselho usar agora, eu esperaria a muda passar e ele se recuperar. O antitóxico vc pode continuar usando, mas não precisa ser todo dia, só de vez em quando.
    Pskmozart

Mensagem  Pskmozart em Seg Out 22, 2012 10:50 pm

Muito obrigado eliseu! Mas este sinal da cauda abanando não poderá ser sinal de algum problema respiratório? (segundo pesquisei)
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Seg Out 22, 2012 11:01 pm

Pode sim, mas o problema q não se tem certeza, pq alguns problemas respiratórios dão coriza no nariz, outros simplesmente não dão sintomas. Existe os causados por acaros e os causados por virus ou bactéria, nesse caso teria q levar ao vet p examinar. Fica dificil afirmar sem ver pessoalmente. Problemas respiratórios tbm emagrecem, e dificultam o passaro de se alimentar. Ele entra na vasilha p comer, descasca as sementes mas não consegue engolir. P vc saber se ele tá conseguindo se alimentar bem, no fim do dia, lá pelas 6 0u 7 hrs da noite, pega ele na mão e veja o papo dele. Um quito q está conseguindo se alimentar bem, no fim do dia p passar as longas hrs de dormir, ele consegue encher bem o papo, chega a ficar durinho de tantas sementes. Se tiver vazio, ou com poucas sementes é sinal q ele não tá conseguindo engolir. Coloca amanhã mais aveia no pote dele, e a noitinha, faz essa verificação p ver se ele tá conseguindo encher o papo. Quitos com problemas respiratórios não conseguem encher, e acabam emagrecendo tanto q ficam com o peito seco.
    Pskmozart

Mensagem  Pskmozart em Qua Out 24, 2012 6:20 pm

Pois, verificar é que é difícil... O pobrezinho fica muito assustado e foge, e tenho medo de o magoar para o apanhar... Pelo menos as suas fezes indicam que ele come alguma coisa, mas vou colocar aveia, sim.

Quanto à cauda, eu estive observando, e nem sempre o movimento é estranho. Quando dorme, de noite, há alturas em que vejo mexer um pouco, naquela forma mais estranha (mas nunca é muito...), e outras vezes está vibrando só um pouco, como normalmente.

Obrigado, mais uma vez Smile
    Anexos
    ct.JPG
    Consegui esta foto das fezes dele, que confirmam a descrição que fiz no outro comentário.
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (20 Kb) Baixado 4 vez(es)
    Eliseu Patrizi

Mensagem  Eliseu Patrizi em Qui Out 25, 2012 6:03 pm

Fica dificil afirmar se ele tem alguma doença pelas fotos das fezes, aparentemente me parecem normais, até pq os meus não tem um padrão qto ao tipo de fezes, porém a gente não sabe o q se esconde, talvez teria q fazer exame laboratorial p saber, nesse caso um vet é o mais indicado.
    Pskmozart

Mensagem  Pskmozart em Sex Dez 14, 2012 5:44 pm

Olá a todos!

Era só para dizer que o meu periquito - felizmente - já está bom há algum tempo.

Para prevenir eventuais novas doenças, tenho reforçado a higiene, verificado a qualidade da comida, e tenho colocado, uma vez por semana, algumas gotas de vinagre de maçã (sidra) na água, como fonte de nutrientes extra e para prevenir (segundo sei...) a coccidiose e outros problemas gastro-intestinais.

Muito obrigado aos que me ajudaram Very Happy

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Ago 22, 2017 10:23 pm