Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Um pouquinho de minhas aves.

Compartilhe
    Falben Wellensittich

Re: Um pouquinho de minhas aves.

Mensagem  Falben Wellensittich em Sex Out 21, 2011 5:49 pm

Dutra,
    É meu sonho também, ter opalinos com esta marcação limpa.

E o que vou dizer aqui, não entendam como uma critica ofensiva, mas o fato de os nossos opalinos estarem mal marcados, e infelizmente não somente eles, outras variedades também sofrem deste "mal",ADA's e Cintilantes, só para citar alguns, é que, o tamanho se sobrepõe a marcação perfeita nos julgamentos.
    Ao meu ver, na banca de julgamento, é muito dificil um opalino de tamanho menor porém bem marcado, ganhar de uma opalino grandalhão mal marcado e muitas vezes ainda de cabeça suja.

Os Juizes Ingleses, creio, estão mais atentos a isto, são mais tradicionais, e se sentem até ofendidos se o criador apresentar um passaro mal marcado e principalmente de cabeça suja.

Por favor, me corrijam se eu estiver escrevendo bobagem.
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Sex Out 21, 2011 7:16 pm

Os juízes são bem chatos em relação a esses detalhes em Falben.

Só por curiosidade como deve ser um ADA perfeito em relação as marcações, ele deve ter as asas marcadas até a metade e a listra na barriga ou as asas sem marcações e listra até a metade na barriga???

Abraço.
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Sex Out 21, 2011 7:47 pm

nos australianinhos que criamos somente por criar nao e uma coisa muito critica mas os gigantes vejo direto aqui no Brasil fotos de campeões de cabeça muito suja, realmente isso esta acontecendo aqui mas andei lendo uma reportagens europeia sobre o assunto e ja nao e mais tao requisitada a limpeza de cabeça mas ainda sim o conjunto das características tem que estar sempre dentro dos padroes como por ex um canela nao pode apresentar uma diluiçao maior que 30% de sua cor original o que vejo que aqui e um pouco deixado de lado pelas fotos que vemos dos criadouros
    Falben Wellensittich

Mensagem  Falben Wellensittich em Sex Out 21, 2011 9:55 pm

Pedro

Não sou um expert, mas os ADA's deveriam ter:
    - Remiges primarias e secundarias claras.
    - As duas Retrizes centrais claras
    - Lenço claro na nuca.
    - Faixa clara dividindo o abdomem.

Veja este desenho, que dá uma boa idéia do que deveria ser a marcação do ADA.
    http://www.flickr.com/photos/12677926@N07/2069087875/

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Sex Out 21, 2011 10:52 pm

Pessoal estou aproveitando o espaço para convidar a todos a darem uma espiada no blog, pois publiquei hoje dois artigos bem ineressantes sobre os acasalamentos violetas.
    erisson

Mensagem  erisson em Dom Out 23, 2011 10:43 am

Já acompanhei julgamentos e sintoq ue a marcação é realmente algo secundário algumas vezes.

o que se procura hoje é mais a MORFOLOGIA, ou seja, o tamanhã do corpo, proporção com a cabeça, tamanho de pescoço e direcionamento de penas, entre outras coisas.

mas ainda assim, a marcação tb é importante.
    abs

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Dom Out 23, 2011 7:36 pm

Pessoal a coisa está mudando, é que demora um pouco para que tenhamos periquitos suficiente em todas as mutações para escolher com os critérios modernos.
    Na Europa eles chegam a apresentar mais de 500 periquitos em qualquer campeonato (todos). No Brasil são raros os criadores com mais de 100 periquitos.
    Ainda se mantém a idéia de tamanho. Mas eu já presenciei julgamentos com o juiz Ley Hamilton da Silva Filho- SC, Dr.Renato Uchôa - SP, Fulvio - SP, O Jorge Pina- RJ e também o juiz gaúcho Émerson Prates. Eles estão fazendo esforços para que os criadores se adaptem ao padrão moderno, mas a turma é persistente e demora um pouquinho para mudar.
    Um dos problemas e eu não culpo os criadores é que quem tem um gigante bem cabeçudo não quer se livrar dele, quer criar sempre para obter filhotes grandes e realmente muitas das vezes esquecem das características obrigatórias como marcação, postura, limpeza, etc. (chegaremos lá).
    Falben Wellensittich

Mensagem  Falben Wellensittich em Seg Out 24, 2011 6:11 pm

Julio

Que assim seja, tenho esperança de daqui a algum tempo,
    ter uns bichos "TOP" destes em meu criadouro.

jcesardutra

Mensagem  jcesardutra em Ter Out 25, 2011 10:36 pm

Tem que trabalhar sério, com muita atenção nos acasalamentos para evoluir sempre. Levei oito anos para entender como funciona e somente quando me associei a um clube e comecei a visitar os campeonatos é que a coisa melhorou, hoje tenho periquitos muito bons, mas demora pra chegar lá tem que aprender sim.

Observar as mutações que ajudam na qualidade das penas, os fatores que diminuem o tamanho, os portadores que melhoram cada variedade.

Ao acasalar não se apaixonar pela cor, mas evitar um casal que apresente os mesmos defeitos, por exemplo: cabeça pequena, asas que se cruzam nas costas, peito fino, os dois opalinos, os dois escuros, os dois cintilantes. São coisa que se fizermos tem que ter uma finalidade, mas o ideal é evitar.
    Criar uma linha de sangue, isto quer dizer que não devemos ficar misturando periquitos comprado a toda hora, devemos manter uma certa consanguinidade (sobrinhos, netos, primos, meio irmãos). E vai por aí a fora. Pode ter certeza, só se aprende com o tempo, com experiencia.
    Falben Wellensittich

Mensagem  Falben Wellensittich em Qui Out 27, 2011 6:28 pm

Caro Julio,

Tenho então um longo caminho pela frente...
    Obrigado pelos conselhos, como sempre.
    Em tempo, a matéria referente a VIOLETAS, muito boa.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Dez 17, 2017 10:51 am