Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

TOPICO EXCLUSIVO DAS CALOPSITAS.

Compartilhe
    THIAGO BR

Re: TOPICO EXCLUSIVO DAS CALOPSITAS.

Mensagem  THIAGO BR em Dom Dez 02, 2012 10:31 am

Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida:

Conheci esses dias uma criadora de calopsitas, não entendo nada das mutações delas, porém ela tem algumas todas brancas que diz ser albinas, porém elas não têm os olhos vermelhos.

A dúvida é, há alguma mutação semelhante aos COP ou um outro tipo em que ela fique toda branca e não seja albina?
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Dom Dez 02, 2012 11:35 am

Thiago, as calopsitas brancas de olhos pretos são as Clear Arlequim !
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Dom Dez 02, 2012 1:05 pm

BOa Wallarson, obrigado!
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Dom Fev 03, 2013 6:47 pm

Pessoal, ganhei hoje essa calopsita, e queria a ajuda de vocês para saber a mutação e o sexo dela.

Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Dom Fev 03, 2013 6:49 pm

É lutina, e como é uma mutação ligada ao sexo provavelmente é uma fêmea !
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Dom Fev 03, 2013 6:57 pm

Obrigado Wallarson. Tem alguma identificação, tipo quanto a caruncula, pra saber se é macho ou femea?
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Dom Fev 03, 2013 7:02 pm

alvesd1 escreveu:Pessoal, ganhei hoje essa calopsita, e queria a ajuda de vocês para saber a mutação e o sexo dela.

É uma fêmea sim,no caso das calopsitas ou é você sabendo as mutações dos pais e as mutações das calopsitas é praticamente igual a dos periquitos e ainda só se sabe os sexo sabendo dos pais ou na Sexagem.
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Dom Fev 03, 2013 7:08 pm

Kaique, como voce identificou que é femea assim só de olhar? E o que seria essa sexagem?
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Dom Fev 03, 2013 7:13 pm

alvesd1 escreveu:Kaique, como voce identificou que é femea assim só de olhar? E o que seria essa sexagem?

Fêmeas desde filhotes tendem ter o amarelo mais forte e mais amarelo que os machos e machos tem quase nada de Amarelo a não ser um pouquinho pelo corpo e bastante na cara,só isso mesmo.

Sexagem é que você Arranca as penas da sua Psita e Envia pro Laboratório,tem o de São Camilo e o da Unigen,Pesquisa no Google que você vai saber direitinho.
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Dom Fev 03, 2013 7:54 pm

Entendi. Valeu pelas dicas, vou considerar ela uma femea.
    queroumperiquito

Mensagem  queroumperiquito em Dom Fev 03, 2013 11:20 pm

Um jeito q me falaram de saber se é macho, é esperar ficar adulta e ver as penas do rabo se um for maior q a outra, bem irregular é macho se for mais certinha, dos mesmos tamanhos é fêmea, agora nao me lembro quem falo e nao sei se da realmete certo, mas pra minha deu, vc também pode sebtir a cloaca dela, se couber o dedinho entre os ossos é femea se nao é macho, mas isso precisa espera fica adulta
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Seg Fev 04, 2013 5:21 am

Obrigado pela dica. E quanto a alimentação, posso dar as mesmas sementes e verduras que dou para os periquitos?
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Ter Fev 05, 2013 8:40 pm

Pode sim e se.puder pode dar também e a e farinhada.com ovo que pelo que sei eles gostam muito,e se for possível tenta fazer os exames necessários de saúde com a coleta de fezes,mais para isso primeiro você teria que pedir o kit de coleta da Unigen ou de São Camilo e quando for fazer refrigera o kit que será melhor e evitará outros tipos de bactéria nas fezes e mesmo que os laboratórios diz que não precisa colocar o produto que você coletou (pazinha,cotonete,etc),coloque no kit e refrigera e depois mande pros laboratórios .
    Isso e uma só uma fica e só falei isso se você puder fazer.
    Se precisa de mais alguma fica,pergunte ao Ronaldo por que pra mim ele tem mais informações sobre isso ou o Vinicius Pereira,por que ele também e criador de calopsitas.
    Wink Wink
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Qua Fev 06, 2013 6:35 am

Obrigado pelas dicas Kaique. Eu até já pedi o kit pra fazer o exame, no Sao Camilo, mas pedi o de sangue/pena, pode ser esse mesmo?
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Qui Fev 07, 2013 5:58 pm

Se é de pena,tranquilo!
    Very Happy Very Happy
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Qui Fev 07, 2013 6:18 pm

Quando tiver o resultado posto aqui.

Edgard_Laet

Mensagem  Edgard_Laet em Qui Fev 07, 2013 9:46 pm

Eu acho muito fácil saber o sexo das calopsitas, desde que estejam saudáveis e que tenham mais de 6 meses de idade.

1. Os machos vocalizam muito melhor do que as fêmeas.
    2. As fêmeas ficam com marcação nas penas do rabo, na parte inferior, que normalmente desaparece nos machos quando vão ficando adultos.
    3. Coloque os filhotes todos juntos num viveiro grande (anilhados para que não sejam acasalados irmãos) e coloque alguns ninhos. Os machos vão se comportar como machos e as fêmeas como fêmeas. Além disto, irão formar casais. Muito embora não seja recomendável, calopsitas com menos de um ano de vida já estão aptas à reprodução.

Com um pouquinho de prática vocês entenderão o que estou falando. Dificilmente eu erro e, quando erro, facilmente corrijo meu erro. Se quiserem, depois eu posto fotos com as diferenças.
    kaique uliana

Mensagem  kaique uliana em Qui Fev 07, 2013 9:56 pm

Edgard_Laet escreveu:Eu acho muito fácil saber o sexo das calopsitas, desde que estejam saudáveis e que tenham mais de 6 meses de idade.

1. Os machos vocalizam muito melhor do que as fêmeas.
    2. As fêmeas ficam com marcação nas penas do rabo, na parte inferior, que normalmente desaparece nos machos quando vão ficando adultos.
    3. Coloque os filhotes todos juntos num viveiro grande (anilhados para que não sejam acasalados irmãos) e coloque alguns ninhos. Os machos vão se comportar como machos e as fêmeas como fêmeas. Além disto, irão formar casais. Muito embora não seja recomendável, calopsitas com menos de um ano de vida já estão aptas à reprodução.

Com um pouquinho de prática vocês entenderão o que estou falando. Dificilmente eu erro e, quando erro, facilmente corrijo meu erro. Se quiserem, depois eu posto fotos com as diferenças.

No seu Caso Edgard,são Calopsitas mais velhas quase Adultas,a dele é filhotinha ainda,por isso que ele surgiu a Dúvida!
    Sem Ignorância Na resposta que estou lhe dando!
    Falando como Amigo!
    Very Happy Wink
    Diego Alves

Mensagem  Diego Alves em Sex Fev 08, 2013 5:22 am

Com certeza, quando se tem varias, e ja adultas, deve ser mais facil mesmo. Mas quando se ganha a primeira, e novinha como a minha, fica mais complicado.

Edgard_Laet

Mensagem  Edgard_Laet em Sex Fev 08, 2013 8:07 am

OK, colegas.

E me desculpem por ter sido tão direto.

Vocês têm razão... para quem tem poucas, ou uma só, fica difícil comparar.

Sensibilidade não é uma qualidade minha.

Eu crio calopsitas há muitos anos, talvez por isso ache tudo fácil.

De qualquer forma, fica a dica, neste tópico tão importante, que é o das calopsitas.

Se precisarem, entendo de mutações das calopsitas.

Atenciosamente,

Edgard de Laet
    Wallarson Sant'ana

Mensagem  Wallarson Sant'ana em Sex Fev 08, 2013 8:34 am

Edgard, a marcação no rabo das fêmeas não seria só nas cinzas silvestres ? Lutinos como é o caso do Alves não tem, certo ?

Edgard_Laet

Mensagem  Edgard_Laet em Sex Fev 08, 2013 9:27 am

Realmente não tem... você tem razão... eu deveria ter prestado mais atenção antes de postar.

A marcação no rabo das fêmeas aparece também nas calos Cara Brancas, na maioria dos Arlequins, Pérolas e Canelas.

Às vezes, nos pérolas, fica difícil definir. Nos Arlequins, se as penas do rabo forem pintadas: brancas (Cara Branca) ou amarelas (Ancestrais), também não dá para ver as marcações.

Calopsita pérola, quando macho, perde o perolado na medida em que vai ficando adulto. Se for Pérola e Canela, o perolado demora mais tempo para sair, mas também vai sendo perdido com o tempo.

Última edição por Edgard_Laet em Sex Fev 08, 2013 9:33 am, editado 1 vez(es)
    THIAGO BR

Mensagem  THIAGO BR em Sex Fev 08, 2013 9:30 am

Galera, conheço aqui em minha cidade uma criadora que tem vários casais de calopsita, porém ela não conhece muito bem as mutações, e sempre ouço ela falar que quer tirar as "cara branca" e "albinas", porém acho que as vezes ela consegue por sorte estas mutações, alguém poderia me explicar mais ou menos como funcionam e como são as mutações? eu gostaria muito de ajudá-la...

Edgard_Laet

Mensagem  Edgard_Laet em Sex Fev 08, 2013 9:59 am

VOU FALAR SOMENTE SOBRE AS MUTAÇÕES MAIS COMUNS

Calopsitas, como os Periquitos, são divididas em duas linhas:

Ancestral (amarela e cinza, com a bochecha vermelha) - mutação dominante

Cara branca (branca e cinza, sem a bochecha vermelha)- mutação recessiva

Além disto, como mutações comuns à ambas linhas, temos:

Lutino (amarela, com os pés e bico rosados e os olhos avermelhados) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica toda branca)

Canela (amarela e cinza claro - o nível de clareamento pode variar -, com os pés e bico mais claros que as ancestrais) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica toda branca e cinza claro)

Pérola (amarela e cinza, com pintas amarelas por todo o corpo) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica branca e cinza, com pintas brancas por todo o corpo). Os machos perdem o perolado quando amadurecem.

Arlequim (amarela e cinza, mas pintada de amarelo) - mutação recessiva (na Cara Branca, a calopsita fica branca e cinza, pintada de branco). Se for pintada ao estremo, quase toda amarela ou branca (conforme seja Ancestral ou Cara Branca), com apenas uma parte das asas na cor cinza, chamamos de Reversa, ou Arlequim Reversa. Além disto, calopsitas, quando portadoras de Arlequim, normalmente têm uma pinta amarela ou branca na nuca, assim como os periquitos portadores de AR (Arlequim Recessivo).

Existem outras mutações, mas estas são as principais.

Última edição por Edgard_Laet em Sex Fev 08, 2013 4:57 pm, editado 1 vez(es)
    Vinícius Pereira

Mensagem  Vinícius Pereira em Sex Fev 08, 2013 10:50 am

Edgard_Laet escreveu:VOU FALAR SOMENTE SOBRE AS MUTAÇÕES MAIS COMUNS

Calopsitas, como os Periquitos, são divididas em duas linhas:

Ancestral (amarela e cinza, sem a bochecha vermelha) - mutação dominante

Cara branca (branca e cinza, com a bochecha vermelha)- mutação recessiva

Além disto, como mutações comuns à ambas linhas, temos:

Lutino (amarela, com os pés e bico rosados e os olhos avermelhados) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica toda branca)

Canela (amarela e cinza claro - o nível de clareamento pode variar -, com os pés e bico mais claros que as ancestrais) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica toda branca e cinza claro)

Pérola (amarela e cinza, com pintas amarelas por todo o corpo) - mutação recessiva ligada ao sexo (na Cara Branca, a calopsita fica branca e cinza, com pintas brancas por todo o corpo). Os machos perdem o perolado quando amadurecem.

Arlequim (amarela e cinza, mas pintada de amarelo) - mutação recessiva (na Cara Branca, a calopsita fica branca e cinza, pintada de branco). Se for pintada ao estremo, quase toda amarela ou branca (conforme seja Ancestral ou Cara Branca), com apenas uma parte das asas na cor cinza, chamamos de Reversa, ou Arlequim Reversa. Além disto, calopsitas, quando portadoras de Arlequim, normalmente têm uma pinta amarela ou branca na nuca, assim como os periquitos portadores de AR (Arlequim Recessivo).

Existem outras mutações, mas estas são as principais.

Pois é Edgard....e só uma correção, as calopsitas ancestrais (CA) tem a bochecha vermelha sim, já as calopsitas cara branca (CB), não tem a bochecha vermelha...e as 3 primeiras mutações (lutino, canela e pérola) são apenas ligadas ao sexo, não são recessiva ligado ao sexo...

THIAGO BR escreveu:Galera, conheço aqui em minha cidade uma criadora que tem vários casais de calopsita, porém ela não conhece muito bem as mutações, e sempre ouço ela falar que quer tirar as "cara branca" e "albinas", porém acho que as vezes ela consegue por sorte estas mutações, alguém poderia me explicar mais ou menos como funcionam e como são as mutações? eu gostaria muito de ajudá-la...

Thiago, como o Edgard explicou, a mutação cara branca é recessiva, ou seja, precisa-se de dois portadores no mínimo, ou um portador e um cara branca, ou dois cara branca...já para tirar os "albinos" (que são chamados de albinos erroneamente e que deviriam se chamar de CB lutino)é uma mutação ligada ao sexo + uma mutação recessiva, ou seja, ela é ligada ao sexo porque para se obter lutinos, é necessário o pai portar a mutação, é como o cruzamento dos quitos INOs mesmo, mas para nascer CB lutinos, é necessário que nesse cruzamento eles portem CB ou sejam CBs e o pai portar INO...é bem simples o cruzamento para se obter ambas as mutações, mas é necessário saber o genótipo das aves para direcionar o cruzamento

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Set 23, 2017 1:40 am