Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

» Construção de gaiolas em Rede Galvanizada
Qua Jan 04, 2017 6:29 am por pvieira

» Fêmea chocando está cruzando
Sex Dez 30, 2016 4:05 pm por Lázaro Araújo

» fezes com sementes
Seg Ago 15, 2016 12:45 pm por BarbaraRj

» Periquito roendo bebedouro
Seg Ago 15, 2016 9:41 am por toninhodf

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Fêmea abandonou o ninho, e agora?

Compartilhe
    pedro.marinho

Fêmea abandonou o ninho, e agora?

Mensagem  pedro.marinho em Qua Set 21, 2011 10:04 pm

Gente,

Eu estava com um casal em criação, uma lutina e um celeste asa clara, mas infelizmente a lutina abandonou o ninho. O casal era meio desentrosado e o macho (não sei por qual motivo) só conseguiu galar um ovo, há possibilidade dele ser velho, mas acredito que foi o problema do entrosamento do casal, já que o macho nunca nem deu comida para a fêmea (na minha frente pelo menos).

Ela pode ter abandonado por minha culpa também, já que eu mexi no ninho para colocar serragem e fazer ovoscopia (o que eu sempre faço com as outras fêmea e nunca tive problemas), mas mesmo depois disso ela ainda chocou os ovos por algum tempo.

Queria saber a opinião de vocês, deixo esse casal ter outra ninhada?? Qual o motivo aparente dela ter abandonado?

PS: É a primeira ninhada da fêmea, que deve ter em torno de seis-sete meses, já o macho eu comprei adulto então eu não sei ao certo a idade dele...

Desculpem o tópico grande, abraço a todos!!

ttazica

Re: Fêmea abandonou o ninho, e agora?

Mensagem  ttazica em Qua Set 21, 2011 10:10 pm

a femea é muito nova para começar a procriar si eu fosse voce eu colocaria ela pra procria quando ela tivesse uns 10 meses e tabem deve ser a primeira ninhada dela
    como voce disse que so galou um ovo o macho deve se velho mais eu nao tenho certeza
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Qua Set 21, 2011 10:18 pm

para uma femea de australianinho ela ja tem idade pode sim ser inesperiencia da femea, tente outra quem sabe com outro macho ai vc sabera que o problema e nela ou nele
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Qua Set 21, 2011 10:21 pm

Ok, obrigado aos dois pela resposta.

erisson

Mensagem  erisson em Qui Set 22, 2011 3:56 pm

Há algumas possibilidades para isso acontecer. De qualquer forma, eu acho que pode ser mesmo por a fêmea ser muito nova. Tente trocar ela de macho e, se eles se derem bem, coloque para cruzar e vê no que dá. Mas veja se eles estão bem juntos.

Faça o mesmo com o macho, colocando ele com uma fêmea mais velha.

abs

henrique_gyn

Problema semelhante

Mensagem  henrique_gyn em Dom Out 16, 2011 4:28 pm

Estou com o mesmo problema, tenho uma fêmea aqui que na primeira ninhada ela botou 2 ovos, mas não ficava muito tempo no ninho, ela só passava a noite lá dentro e umas poucas horas durante o dia, e como resultado não tirou nenhum. Pensei que por ser a primeira ninhada dela fosse inexperiencia e tal, agora ela colocou mais 2 ovos e está do mesmo jeito, e o pior é que de 2 dias pra cá o macho ainda tenta cruzar com ela, mas ela não deixa mais e com isso ele tem agredido ela, que a cabeça dela está toda machucada já, e mesmo com esse assédio do macho ela ainda fica mais tempo fora do ninho do que lá dentro. Será que devo descartar ela como reprodutora?
    nariella 1

Mensagem  nariella 1 em Dom Out 16, 2011 5:34 pm

henrique acredito que esta sua femea ja seja velha pra criar pois conforme vao invelhecendo vai diminuindo quantia de ovos e o normal e na casa dos 6
    erisson

Mensagem  erisson em Dom Out 16, 2011 6:24 pm

henrique

vamos por partes. antes de descartar ela, faça o seguinte:
    - separe ela desse macho e cuide dos ferimentos dela (quando existe agressão entre o casal devemos separar sempre, para evitar o pior)
    - coloque o macho com outra fêmea e coloque ela com outro macho (depois que ela estiver recuperada)

só então observe o comportamento dela. veja se isso acontece de novo. se acontecer, pode ser realmente que ela não seja uma boa fêmea ou que seja velha. Aí vc tira ela da sua linha de criação.

Uma possibilidade é o macho ser jovem e não estar galando os ovos dela, por isso ela não bota mais que dois.

abs e sorte
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Dom Out 16, 2011 6:32 pm

Seria legal se você tirasse algumas fotos da gaiola deles e do casal. Como é a alimentação?? Eles ficam em um local muito movimentado?? Você meche muito na gaiola?? Todos esses fatores influenciam na reprodução da ave.

Creio que ela seja velha também.

Abraço.

TeuzinN

Mensagem  TeuzinN em Dom Out 16, 2011 9:25 pm

Pedro,tente mudar os casais

Nao deve dar certo eu acho que pelo fato dela ter ums 7 meses e ele ja velho ai acho q n da muito certo

e evite de ficar mexendo em ninho ;x
    pedro.marinho

Mensagem  pedro.marinho em Dom Out 16, 2011 10:04 pm

Meu problema já está resolvido Teuzin.

O Henrique reabriu o tópico com uma dúvida, e estamos tentando ajudá-lo, mas de qualquer forma obrigado pela dica.

Só pra constar eu dei um descanso pra fêmea que abandonou o ninho e o macho está com outra fêmea agora que já está com 4 ovos. Depois abro um tópico com o diário do casal.

Abraço galera.
    Henrique Barros

Mensagem  Henrique Barros em Seg Out 31, 2011 8:28 pm

desculpem de mim estar fugindo do assunto , mas a minha amiga estava com uma fêmea em um viveiro que escolheu não um mais dois machos para ela , mas não deu muito certo , pois quando ela ficava choca sempre ia um macho e conseguia galar ela , aí ela perdia o choco e abandonava o ninho . Por que isso ocorreu?

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Set 23, 2017 10:40 am