Vida de Periquito Forum

Anúncios

Últimos assuntos

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sex Out 13, 2017 8:30 pm por brunovictor

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Dom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Ter Out 03, 2017 11:38 am por Lucio Gil

» Primeiro ovo.
Qui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Dom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

» cor dos filhotes
Seg Maio 29, 2017 8:15 pm por kaique uliana

» Filhotes não voam
Ter Maio 23, 2017 8:00 pm por kaique uliana

» Jogou fora do ninho 5 ovinhos
Ter Maio 23, 2017 7:54 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

Periquitas depressivas??!!!!

Compartilhe
    Gilvan Gomes

Periquitas depressivas??!!!!

Mensagem  Gilvan Gomes em Qua Ago 15, 2012 8:53 pm

Pessoal,já publiquei aqui no forum as minhas tentativas de controlar a postura das minhas periquitas,no sentido de faze-las pararem de por ovos e gerar filhotes pelo menos por um tempo.Comecei retirando os ovos de uma fêmea,e estranhamente ela,desde então,ficou com ovo preso por duas vezes;coisa que nunca havia acontecido antes com ela.Fui orientado aqui no forum,a não fazer isso pois com essa pratica, eu estava incentivando ela a por mais ovos.Essa periquita emfim parou de por ovos,más,só depois de botar descontroladamente e de ter ficado com ovo preso por duas vezes.Tudo isso causou a ela muito sofrimento e desgaste físico!
    As outras duas periquitas que eu tenho estavam com quatro ovos cada uma,então,sem querer que os filhotes nascessem,eu tive a infeliz ideia de novamente retirar os ovos também dessas duas,para fechar os ninhos,por pelo menos um mês.Foi ai que aconteceu algo inesperado.Eu retirei os ovos as 11:30 da manhã de ontem e fechei os ninhos,elas ficaram tentando abrir as portinhas e voando de um lado para o outro desesperadas para entrar.Aí eu fui trabalhar,e quando voltei à noite fui logo dá uma olhada no viveiro e me deparei com as duas periquitas no piso,deitadas paresendo com aves doentes,com as penas arrepiadas e não subiram para dormir nos puleiros, e o pior é que elas não conseguiam andar,eu toquei nas duas com o dedo e empurrei elas que mau se mexiam,por incrivel que pareça eu peguei as duas com a minha mão,e elas só conseguiam piar,nem gritaram.Eu coloquei as duas em cima de uma mesa e, quase não acreditei,elas não voaram;uma ficou deitada com a cabeça baixa e a outra caida de lado com as assas abertas;eu notei que elas estavam com a temperatura baixa e com os papos vazios.Achei que elas estavam morrendo.Então as coloquei de volta nos ninhos(mesmo sem ovos), e hoje pela manhã comprei ovinhos de plastico para elas.Já estão com uma aparencia melhor e chocam os ovos de plastico como se fossem os delas.E agora o que devo fazer para controlar a quantidade de nascimentos e quando eu devo retirar os ovos de plastico?

Última edição por Gilvan Gomes em Qua Ago 15, 2012 9:03 pm, editado 1 vez(es)
    'Ricardo'_XD

Re: Periquitas depressivas??!!!!

Mensagem  'Ricardo'_XD em Qua Ago 15, 2012 8:57 pm

pois é e ainda tem gente que fala que bicho nao tem coração e nem sentimento tirou os ovinhos dela e entao entrou em depressao coitada eu acho que vc deveria retirar os ninhos quando elas terminarem de os filhotes sairem... retiram todos os ninhos...
    Tiago Vieira

Mensagem  Tiago Vieira em Qua Ago 15, 2012 9:00 pm

Deixe os ovos de plastico até elas encerrarem a postura, ai vc tira os ovos e os ninhos e deixa elas descansarem por no minimo um mês depois vc devolve os ninhos. pode fik tranquilo quando tirar os ninhos elas ñ fik tristes pq ela já encerraram a postura, no outro dia elas já esqueçeram.
    Gilvan Gomes

Mensagem  Gilvan Gomes em Qui Ago 16, 2012 10:16 am

Obrigado Tiago e Ricardo,eu só vou retirar os ovos quando elas encerrarem a postura.E como eu saberei que elas já terminaram a postura?Elas vão abandonar os ninhos?
    Hoje elas estão como se nada tivesse acontecido,estão com aparência saudável e ativas novamente kkkkkkk Ufa,que sufoco!!!!!!!
    Everton

Mensagem  Everton em Qui Ago 16, 2012 12:10 pm

Gilvan vc cria os periquitos em viveiro?
    Quantas posturas/ninhadas cada uma das fêmeas já teve?

Se a criação é em viveiro é difícil ter um bom controle sobre a reprodução das aves, mas é necessário depois de 3, no máximo 4 ninhadas de cada fêmea retirar todos os ninhos e deixar elas descansando por uns 4 meses.

Estes relatos seus de ovo preso podem ser sinais claros de "esgotamento" das fêmeas ou alguma falha no fornecimento de cálcio para elas.

Para vc colocá-las em descanso é necessário retirar todos os ninhos do viveiro e não apenas tampar as entradas, pois com as entradas tampadas elas ainda irão ter o estímulo de botar ovos, o certo mesmo é retirar todos os ninhos de uma só vez.

Apenas 1 mês de descanso não é o suficiente, já que vai retirar os ninhos aumente este tempo para no mínimo uns 3 meses. Neste período sem ninhos seria bom fazer a vermifugação de todas as aves e depois usar um complexo vitamínico. É neste período também que vc pode fazer uma limpeza do viveiro e lavar os ninhos.

Boa sorte...
    Tiago Vieira

Mensagem  Tiago Vieira em Qui Ago 16, 2012 6:54 pm

ñ gilvan quando ela encerrar a postura a cloaca dela volta ao normal e a quantidade de ovos ñ vai aumentar.
    AZUL

Periquitas depressivas???

Mensagem  AZUL em Qui Ago 16, 2012 8:02 pm

Gilvan, eu concordo com o Everton, mas, eu sou contra a criação em colônia ou seja, em viveiro. Você não consegue ter controle no número de posturas e no futuro vão começar irmãos cruzar entre si e pode ter problema de consaguinidade. Além disso, você nunca vai saber o que ou qual mutação cada ave porta, tornando-se impossível programar a cor dos filhotes. Fica uma criação ao acaso e você acaba desmotivado. Procure aos poucos ir separando cada casal em gaiolas ou pequenos viveiros e deixe o viveiro que tem como voadeira para filhotes independentes e periquitos solteiros exercitarem e ficarem fortes para a reprodução.
    Gilvan Gomes

Mensagem  Gilvan Gomes em Sab Ago 18, 2012 12:58 pm

Obrigado pelos alertas pessoal.Everton,das três periquitas que eu tenho,uma estava na segunda postura,a outra estava na terceira e a mais velha que ficou com ovo preso duas vezes estava na quinta postura.Vou esperar que a fase de reprodução passe para retirar os ninhos,vermifugar as aves e depois entrar com um poli-vitamínico.
    um abraço.

Última edição por Gilvan Gomes em Sab Ago 18, 2012 1:18 pm, editado 1 vez(es)
    Gilvan Gomes

Mensagem  Gilvan Gomes em Sab Ago 18, 2012 1:16 pm

Azul, eu crio em viveiro para proporcionar às minhas aves um pouco de espaço para que elas possam voar e conforto,diminuindo o stress das gaiolas.Quanto a reprodução,eu acompanho bem já que coloquei os ninhos fora do viveiro (publiquei aqui no forum em:viveiros,gaiolas e caixas ninho,no tópico:onde crio minhas aves),se quiser dê uma olhada.Consanguinidade não acontece porque assim que eu percebo algo nesse sentido, logo retiro um dos dois e vendo ou dou de presente a alguém;e os acasalamentos não são aleatórios,eu não deixo eles escolherem seus pares,os pares são escolhidos por mim,colocados numa gaiola e só voltam para o viveiro quando o casal está formado.
    Um abraço.
    AZUL

Periquitas depressivas???

Mensagem  AZUL em Qui Ago 23, 2012 7:45 pm

Gilvan, para um assunto não se perder em tópicos diferentes, vamos continuar lá no tópico cruzamentos? Tenho um proposta para todos do Forum.
    Gilvan Gomes

Mensagem  Gilvan Gomes em Qui Ago 23, 2012 8:54 pm

ok,vamos lá.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Dez 15, 2017 5:11 am